Diário de São Paulo
Siga-nos

Imposições do Reino Unido a viajantes faz GP da Turquia ser cancelado

Após ser anunciado há poucas semanas como substituto da etapa do Canadá, o GP da Turquia (marcado para 13 de junho) teve o mesmo destino da prova em Montreal,

GP
GP

Redação Publicado em 14/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h06


Com plano de realizar 23 corridas mantido, F1 anuncia rodada dupla na Áustria para ocupar vaga aberta por etapa em Istambul

Após ser anunciado há poucas semanas como substituto da etapa do Canadá, o GP da Turquia (marcado para 13 de junho) teve o mesmo destino da prova em Montreal, e pelo mesmo motivo: cancelado por consequência da pandemia de Covid-19. Com o intuito de manter o calendário de 23 corridas para 2021, a F1 anunciou que a Áustria sediará duas corridas novamente, como foi em 2020.

O cancelamento foi decidido após as autoridades do Reino Unido criarem a imposição de quarentena de 14 dias para os viajantes da Turquia, que enfrenta desde abril novos recordes de casos e mortes por coronavírus; no dia 26, o governo turco anunciou um lockdown de 17 dias para tentar conter o avanço do vírus.

Como a maioria das equipes têm sede na Inglaterra e os funcionários teriam de ficar isolados pelo período de duas semanas em um hotel após retornarem de Istambul, tornou-se inviável a realização da corrida, já que na semana seguinte teriam que se preparar para o GP da França.

Com o cancelamento da etapa turca, o GP da França será antecipado em uma semana (do dia 27 para o dia 20 de junho), e o circuito de Spielberg passa a receber rodada dupla, com o GP da Estíria em 27 de junho e o GP da Áustria em sua data original, 4 de julho.

– Estávamos ansiosos para correr na Turquia, mas as restrições de viagem no local significam que não poderemos estar lá. A Fórmula 1 mostrou novamente que é capaz de reagir rapidamente aos acontecimentos e encontrar soluções, e estamos felizes porque teremos uma rodada dupla na Áustria, o que significa que nossa temporada permanece com 23 corridas. Quero agradecer aos promotores e autoridades da Turquia por todo os esforços, e aos promotores da França e Áustria por sua rapidez, flexibilidade e entusiasmo em acomodar essa solução – afirma o CEO da categoria, Stefano Domenicali.

A troca de datas com o GP do Azerbaijão, originalmente em 6 de junho, surgiu como opção pra evitar o cancelamento da etapa em Istambul, considerando também impedir que o isolamento obrigatório no Reino Unido (que incluiu a Turquia na lista de exclusão por conta da alta nos casos de Covid no país) arriscasse a organização das equipes.

Organização do GP do Azerbaijão negou troca de de datas com a etapa na Turquia — Foto: Reuters

Organização do GP do Azerbaijão negou troca de de datas com a etapa na Turquia — Foto: Reuters

No entanto, o diretor do Circuito de Baku, Arif Rahimov, rejeitou a mudança devido ao fato da capital receber, em 12 de junho uma partida da Eurocopa entre o País de Gales e a Suíça, no Estádio Olímpico.

– Houve conversas, mas no nosso caso, nosso fim de semana já está fixado. Tivemos que forçar para caber todos os eventos acontecendo na cidade, porque o futebol ainda vai ser realizado. O primeiro jogo será em 12 de junho, no sábado seguinte ao fim de semana da corrida. Então não há muito o que podemos fazer. Se fosse em outro ano, quando nós fôssemos o único grande evento no calendário de Baku, então tudo bem, poderia ser uma opção. Mas não agora – explicou Rahimov.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias