Diário de São Paulo
Siga-nos

Idosos esperam até 12 horas para ter passagens de ônibus de graça em Marília

Idosos de Marília que têm direito a passagens de ônibus intermunicipal de graça reclamam de longas esperas, nem sempre recompensadas. O direito, que é

Idosos esperam até 12 horas para ter passagens de ônibus de graça em Marília
Idosos esperam até 12 horas para ter passagens de ônibus de graça em Marília

Redação Publicado em 19/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h23


Idosos relatam demora de até 12 horas para conseguir passagens de ônibus de graça

Idosos de Marília que têm direito a passagens de ônibus intermunicipal de graça reclamam de longas esperas, nem sempre recompensadas. O direito, que é garantido por lei, com base no Estatuto do idoso, nem sempre é cumprido.

Em alguns casos, a espera pode chegar a 12 horas. É o caso da aposentada Lair Vera de Oliveira, que mora em Osasco e sempre que pode visita a filha em Marília. Aos 71 anos, ela tem o direito de viajar de graça, mas conseguir a passagem é complicado.

“Falaram que pra conseguir a passagem teria que ficar na rodoviária desde as 6 horas da manhã e passar lá um dia inteiro, ainda mais se tivesse outra pessoa na minha frente. É complicado pra gente”, lamenta a aposentada.

Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), no ano passado foram recebidas 1.023 reclamações de idosos sobre a dificuldade em conseguir as passagens gratuita. De acordo com o Procon, toda linha regular de ônibus deve oferecer duas vagas de graça para as pessoas com mais de 60 anos. Porém, segundo o órgão de defesa do consumidor, essa quantidade é insuficiente para atender a todos, o que acaba gerando filas. “Infelizmente a legislação estabeleceu assim e pouca coisa há que ser feita. O Procon pode intervir, atuar auxiliando o consumidor no exercício desse direito, mas a fila vai existir porque a demanda é maior do que a oferta”, explica Guilherme Moraes, coordenador do Procon de Marília.

A empresa que descumpre as normas pode ser multada em mais de R$ 5 mil, valor que dobra em caso de reincidência.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias