Diário de São Paulo
Siga-nos

Idosos com mais de 85 anos da cidade de SP não conseguem receber 2ª dose de vacina contra Covid-19 no dia marcado

Idosos da cidade de São Paulo não conseguiram tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira (1º). Atendentes de uma Unidade Básica de

Idosos com mais de 85 anos da cidade de SP não conseguem receber 2ª dose de vacina contra Covid-19 no dia marcado
Idosos com mais de 85 anos da cidade de SP não conseguem receber 2ª dose de vacina contra Covid-19 no dia marcado

Redação Publicado em 02/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h31


Idosos da cidade de São Paulo não conseguiram tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira (1º). Atendentes de uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) na Zona Sul disseram que uma mudança na orientação da aplicação da segunda dose alterava a data de retorno desse grupo, ainda que os idosos tivessem em mãos os comprovantes de vacinação com a data do retorno.

Em entrevista à TV Globo, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, disse que problema foi pontual e que a cidade de São Paulo reservou vacinas para a segunda dose. No entanto, nas redes sociais foram publicados relatos de indisponibilidade de doses em diversas regiões da capital.

O padre Luiz Juliane, de 89 anos, foi até a UBS Santo Amaro nesta segunda-feira, 14 dias depois de tomar a primeira dose, como foi orientado. No entanto, ele foi informado que só vai completar a imunização na semana que vem.

A atendente do posto explicou que uma nova orientação sobre a segunda dose chegou na quinta-feira passada.

“A gente orientou mesmo [o retorno para a segunda dose] depois de duas semanas. Só que a orientação caiu por terra com o comunicado na quinta-feira, quando [a gente] recebeu esse outro comunicado, então a gente está reorientando”, disse a funcionária.

O aposentado Sebastião de Resende, de 87 anos, também teve o mesmo problema na unidade. Ele mostrou o cartão de vacinação com a data da volta: 1º de março. No entanto, depois de duas horas na fila, uma atendente informou que ele não tomaria o imunizante.

“Ela me chamou, disse que vai ser remarcado, que houve um engano na volta da marcação aqui”, disse Resende.

Mais cedo, o acompanhante de um idoso chamou a Polícia Militar e foi orientado a registrar boletim de ocorrência por não conseguir a segunda dose da vacina na data marcada na mesma UBS Santo Amaro.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, disse que “houve um problema em uma unidade de saúde” em relação à data da segunda dose.

“Nós temos a reserva da segunda dose pra todas as pessoas que foram vacinadas e também temos a previsão de recebimento daquelas que estão sendo vacinadas nesse momento. Então queria tranquilizar todo mundo, houve problema numa unidade de saúde, mas o estado que antes fazia a distribuição da segunda dose em até 21 dias, está fazendo agora em até 28 dias”, disse Aparecido.

Vacinação de novos grupos

A vacinação de idosos com mais de 80 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) começou nesta segunda-feira (1º) com filas desde a madrugada e idosos aguardando debaixo de sol durante horas. No fim de semana, essa faixa etária já estava sendo vacinada nos drive-thrus e nas Assistência Médica Ambulatorial (Amas), também com fila de espera de horas.

Por toda a cidade, idosos aguardavam de pé nas filas e reclamaram da falta de organização. Na Zona Oeste, mais de 50 idosos amanheceram em frente à UBS Vila Romana.

A pressão de um senhor caiu enquanto ele esperava a vez na fila da UBS Doutor Sérgio Villaça Braga, na Zona Sul. Ele foi atendido e vacinado. Os primeiros da fila chegaram às 5h30.

Na Zona Leste, os idosos tiveram que esperar no sol o atendimento na UBS da Vila Bertioga. Às 10h, os funcionários colocaram cadeiras para que os idosos pudessem esperar sentados pela aplicação da vacina.

A aposentada Jeanete Graciano esperou mais de uma hora de pé. “Me dói o joelho, até fico fazendo [mostra movimento] assim de tanta dor no joelho”, afirmou ela.

A aposentada Ana Maria de Campos reclamou da falta de organização. “A gente tem dor na coluna, dor nas pernas por causa da idade. Eu tenho 80 anos, vou fazer 81 mês que vem. Então é preciso ter mais organização”, afirmou.

Na Zona Norte também houve muita espera. A vacinação na UBS da Vila Nivi começou com quarenta minutos de atraso. Já na Freguesia do Ó, os portões da UBS Cruz das Almas abriram antes das 7h. A fila estava pequena e o atendimento foi rápido.

Na UBS Vila Progresso, no Jardim Monte Alegre, a imunização foi transferida para uma igreja ao lado do posto, onde os idosos puderam esperar sentados.

A Marlene Andrade da Silva Santana foi levar a vizinha, Dona Sebastiana, de 82 anos, para se vacinar. “Estamos aqui ansiosos, mas parece que só tem uma pessoa na frente dela, logo ela já tá aqui”, afirmou Marlene. Como a idosa tem dificuldade para andar, foi vacinada no carro.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias