Diário de São Paulo
Siga-nos

IBGE divulga relação dos municípios na faixa de fronteira do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (22) a relação dos 588 municípios localizados na faixa de fronteira do Brasil, com suas

IBGE divulga relação dos municípios na faixa de fronteira do Brasil
IBGE divulga relação dos municípios na faixa de fronteira do Brasil

Redação Publicado em 22/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h08


Dois terços de toda a extensão ficam na Região Norte

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (22) a relação dos 588 municípios localizados na faixa de fronteira do Brasil, com suas respectivas áreas territoriais. A fronteira brasileira com os países da América do Sul tem 15 mil quilômetros (km) de comprimento, 150 km de largura de faixa e área total de 1,4 milhão de km², incluindo a Lagoa dos Patos e a Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul, o equivalente a 16,6% do território brasileiro.IBGE divulga relação dos municípios na faixa de fronteira do Brasil

Segundo o IBGE, a atualização foi feita a partir de um conjunto de operações geoespaciais, resultando em extensa faixa de fronteira do Brasil que abrange 11 unidades da federação e 588 municípios, dos quais 432 estão inteiramente dentro da faixa e 156, parcialmente. Os arquivos da divulgação podem ser acessados aqui.

De acordo com o levantamento, dois terços de toda a extensão da faixa de fronteira ficam na Região Norte, com destaque para os estados do Amazonas e do Acre. As regiões Sul e Centro-Oeste também têm terras situadas na área fronteiriça. Conforme o IBGE, os estados do Sul são os que concentram a maior quantidade de municípios na faixa de fronteira, com 196 no Rio Grande do Sul, 139 no Paraná e 83 em Santa Catarina.

Segundo o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares, não houve acréscimo nem perda de território em relação a nenhum país, apenas o delineamento mais preciso dos contornos. “Em função da melhoria de insumos, como as imagens de satélite de alta resolução, que permitem a ampliação da capacidade de visualização de detalhes das áreas, conseguimos aprimorar a divisa no trecho do Uruguai até a Bolívia”, afirmou, em nota.

Conforme o instituto, a medição atual foi realizada a partir do Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas e o cálculo de áreas foi feito por geoprocessamento. O IBGE já havia calculado a área da faixa de fronteira em 1941, utilizando tecnologias disponíveis à época.

“Os municípios da faixa de fronteira estão sob legislação específica para áreas de segurança nacional (Lei N° 6.634 /1979, regulamentada pelo Decreto N° 85.064/1980), que estabelece auxílios financeiros específicos por parte do governo federal e impede, sem prévia autorização, a concessão de terras públicas ou a construção de pontes, estradas e aeroportos, bem como a instalação de empresas de mineração, por exemplo”, destaca o instituto.

Municípios defrontantes com o mar

O IBGE também disponibilizou hoje a relação dos 280 municípios brasileiros defrontantes com o mar. Em 2019, foram identificadas 17 unidades da federação e 280 municípios banhados pelo Oceano Atlântico. Os arquivos dessa divulgação podem ser acessados aqui.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias