Diário de São Paulo
Siga-nos

Ibama vai tirar chefe de centro que combate queimadas na Amazônia e no Pantanal

O chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais ( Prevfogo ), unidade do Ibama responsável pelo combate às queimadas, será

Ibama vai tirar chefe de centro que combate queimadas na Amazônia e no Pantanal
Ibama vai tirar chefe de centro que combate queimadas na Amazônia e no Pantanal

Redação Publicado em 27/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h19


Gabriel Zacharias, analista que estava à frente da unidade há cinco anos, será substituído por bombeiro militar do Distrito Federal no Prevfogo

O chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais ( Prevfogo ), unidade do Ibama responsável pelo combate às queimadas, será exonerado nos próximos dias, em meio a uma temporada em que os focos de fogo assumem proporções inéditas na Amazônia e no Pantanal .

Gabriel Zacharias, analista ambiental que está no Prevfogo desde 2005, e que assumiu a chefia do centro especializado há cinco anos, será substitutído pelo militar Antonio Pedro Diel Bastos, capitão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Segundo o seu currículo, disponível na plataforma Lattes do CNPq, Bastos tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em bioquímica dos micro-organismos.

A exoneração de Zacharias será publicada no Diário Oficial. Seu novo posto ainda é desconhecido.

Uma reportagem do GLOBO mostrou que, até o dia 30 de julho, o Ibama só havia investido 19% de seus recursos previstos para contenção e prevenção de incêndios florestais. O instituto afirmou que a verba costuma ser executada principalmente a partir de julho, com “ações de combate, via brigadistas, aeronaves e viaturas. Todo o orçamento será executado conforme previsto”.

Na semana passada, o ministro Ricardo Salles exonerou o coronel Homero de Giorge Cerqueira da presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade (ICMBio), dois dias após voltar de uma viagem ao Pantanal. Ambos teriam discordado sobre como lidar com a crise das queimadas. O coronel Fernando Cesar Lorencini ocupa interinamente a presidência do órgão.

Apesar do decreto que instituiu a moratória do fogo , que proibiu queimadas na Amazônia e no Pantanal , ambos os biomas registram recordes de incêndio. A Amazônia tem uma nova queimada a cada 2 minutos, segundo levantamento do Greenpeace realizado entre julho e agosto. Foram vistos, neste período, 20.473 focos de calor na floresta, todos ilegais.

Entre 1º e 25 de agosto, o Pantanal registrou 4.288 queimadas, um crescimento de 145,7% em relação ao visto no mesmo período em 2019 (1.745).

.

.

.

Agência O Globo

Compartilhe  

últimas notícias