Diário de São Paulo
Siga-nos

Ian Matos morre aos 32 anos após infecção pulmonar

Ian Matos, atleta olímpico dos saltos ornamentais, morreu nesta terça-feira após quase dois meses internado por conta de uma infecção pulmonar. O atleta

Ian Matos morre aos 32 anos após infecção pulmonar
Ian Matos morre aos 32 anos após infecção pulmonar

Redação Publicado em 21/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h14


Atleta olímpico dos saltos ornamentais –participou dos Jogos do Rio 2016–, o paraense estava internado na Casa de Saúde São Bento, na Ilha do Governador, no Rio

Ian Matos, atleta olímpico dos saltos ornamentais, morreu nesta terça-feira após quase dois meses internado por conta de uma infecção pulmonar. O atleta paraense estava na Casa de Saúde São Bento, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, desde o dia 30 de outubro. Ele chegou a apresentar evolução, mas piorou na noite de segunda-feira, dia 21, e não conseguiu sobreviver. Inicialmente, o paraense teve uma infecção na garganta. Posteriormente, a bactéria se alojou no esôfago e, em seguida, no pulmão.

Ian Matos foi um dos primeiros atletas de alto rendimento do país a assumir que era homossexual e lutava por respeito ao movimento LGBQTIA+. Ele revelou a homossexualidade em 2014, em uma entrevista ao jornal Correio Braziliense. Na época, ele disse que ganhou coragem após o saltador britânico Tom Daley também falar publicamente sobre a orientação sexual. Ian foi um dos poucos atletas brasileiros nas Olimpíadas de 2016 que se declarava homossexual. Em Tóquio, 45 atletas da delegação brasileira se declararam bissexuais ou homossexuais.

Ian Matos competindo no Mundial de 2017 — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Ian Matos competindo no Mundial de 2017 — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Natural de Muaná, interior do Pará, Ian despontou na modalidade ainda bem jovem quando se destacou no Campeonato Pan-Americano Junior de 2003 e no Campeonato Mundial Junior de 2004. Com o objetivo de desenvolver seu potencial, mudou-se para Brasília. Já na capital federal, o atleta garantiu classificação para os Jogos Sul-Americanos de 2010, nos quais ganhou três medalhas de bronze.

Ian continuou sua trajetória de sucesso garantindo classificação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019, além de integrar a seleção brasileira em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos (2015 e 2017), Copas do Mundo (2016), Campeonatos Sul-Americanos (2010 e 2014) e nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ficando em oitavo lugar no trampolim de 3 metros.

Ian Matos, dos saltos ornamentais — Foto: Divulgação

Ian Matos, dos saltos ornamentais — Foto: Divulgação

Vaquinha

Como Matos não tinha familiares no Rio, alguns atletas criaram uma vaquinha virtual pedindo R$ 10 mil para ajudar a custear a vinda da mãe e da irmã para a capital fluminense. Uma das atletas que criaram a vaquinha, a também saltadora Giovanna Pedroso postou em sua conta no Instagram um apelo para arrecadar fundos. Outros atletas, como Tammy Galera, Danielle Robles (saltos ornamentais) e o medalhista olímpico e campeão mundial Arthur Nory (ginástica artística), também compartilharam a campanha em suas redes sociais.

Postagem de Giovanna Pedroso no Instagram — Foto: Reprodução

Postagem de Giovanna Pedroso no Instagram — Foto: Reprodução

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias