Diário de São Paulo
Siga-nos

Hospital de campanha do Anhembi, em SP, é administrado pela entidade investigada no RJ

A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca em São Paulo na manhã desta terça-feira (26). O alvo é a organização social de saúde IABAS, que tem sede na

Hospital de campanha do Anhembi, em SP, é administrado pela entidade investigada no RJ
Hospital de campanha do Anhembi, em SP, é administrado pela entidade investigada no RJ

Redação Publicado em 26/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h05


Sede de organização social investigada e casa de diretor em SP são alvos. O instituto já gerenciava outras unidades de saúde do município.

A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca em São Paulo na manhã desta terça-feira (26). O alvo é a organização social de saúde IABAS, que tem sede na Zona Sul da capital paulista. As buscas ocorrem na sede da organização e na casa de um diretor.

Em nota, a direção do IABAS afirma que forneceu às autoridades todas as informações e documentos solicitados e está à disposição para quaisquer novos esclarecimentos. O texto diz ainda que “O objetivo do IABAS é promover o melhor atendimento às vítimas da COVID-19 e salvar vidas.”

A ação faz parte da Operação Placebo, que investiga desvios na Saúde do Rio de Janeiro para ações na pandemia de coronavírus. Ao todo, são 12 mandados de busca e apreensão – um deles no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC).

Em São Paulo, o IABAS foi contratado pela Prefeitura de São Paulo para gerenciar Hospital de Campanha do Anhembi, na Zona Norte da cidade. O Instituto já gerenciava outras unidades de saúde do município.

Entretanto, os contratos com a Prefeitura de São Paulo não são investigados pela Polícia Federal.

A organização é suspeita de irregularidades também na capital paulista, mas é alvo de investigações administrativas do Tribunal de Contas do Município e da Controladoria da Prefeitura.

Desde que o hospital de campanha no Anhembi foi implantado, pacientes e familiares denunciaram problemas como falta de medicamentos, cobertores, exames e até itens de proteção individual.

Em 2017, a TV Globo mostrou os problemas enfrentados por pacientes em algumas UPAs e AMAS da cidade de São Paulo administradas pelo IABAS. A denúncia era de falta de materiais básicos e falta de manutenção nas unidades.

Compartilhe  

últimas notícias