Diário de São Paulo
Siga-nos

Hospital de Base faz transplante de pulmões inédito em Rio Preto

Uma cirurgia inédita na região noroeste paulista foi realizada durante a madrugada desta quinta-feira (25) no Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto

Hospital de Base faz transplante de pulmões inédito em Rio Preto
Hospital de Base faz transplante de pulmões inédito em Rio Preto

Redação Publicado em 25/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 17h22


Paciente de 53 anos tinha doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Doadora tinha 58 anos e morreu vítima de aneurisma em Araçatuba (SP).

Uma cirurgia inédita na região noroeste paulista foi realizada durante a madrugada desta quinta-feira (25) no Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto (SP). Um paciente de 53 anos recebeu um transplante de pulmões.

De acordo com informações do hospital, os pulmões foram captados em um hospital particular de Araçatuba (SP) ainda na quinta-feira.

Equipes do Sistema Estadual de Transplantes de Rio Preto e de Ribeirão Preto (SP) retiraram o órgão de uma doadora, que tinha 58 anos e morreu vítima de aneurisma. Também foram captados rins, córneas, ossos e fígado.

O transplante de pulmões no HB começou por volta da meia-noite e terminou aproximadamente às 7h. O paciente está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para recuperação e tratamento específico e seu quadro é estável. Ele tinha doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que não tem cura e pode levar à morte.

Credenciamento
No ano passado, o Hospital de Base de Rio Preto se tornou a oitava instituição do Brasil e primeira do interior do país credenciada para realizar transplante de pulmão. Centro transplantador de órgãos e tecidos desde 1990, com mais de 4,2 mil procedimentos realizados, o HB teve o credenciamento publicado pelo Ministério da Saúde, no Diário Oficial da União (DOU), menos de dois meses depois de receber os técnicos do governo federal e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para avaliar a infraestrutura e a equipe multidisciplinar do Serviço e do hospital.

Transplante foi feito durante a madrugada (Foto: Divulgação/Hospital de Base)

Transplante foi feito durante a madrugada (Foto: Divulgação/Hospital de Base)

    Pulmões chegaram no fim da noite em hospital de Rio Preto  (Foto: Reprodução / TV TEM)

    Pulmões chegaram no fim da noite em hospital de Rio Preto (Foto: Reprodução / TV TEM)

    Compartilhe  

    últimas notícias