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Honda diz que registrou 28 ocorrências de rompimento de airbags da Takata no Brasil; em 11 houve feridos

A Honda diz ter registrado 28 ocorrências de rompimento do insuflador de airbags da Takata no Brasil, em diferentes modelos de carros da marca. Em 11 casos,

Honda diz que registrou 28 ocorrências de rompimento de airbags da Takata no Brasil; em 11 houve feridos
Honda diz que registrou 28 ocorrências de rompimento de airbags da Takata no Brasil; em 11 houve feridos

Redação Publicado em 13/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h49


A Honda diz ter registrado 28 ocorrências de rompimento do insuflador de airbags da Takata no Brasil, em diferentes modelos de carros da marca. Em 11 casos, ocupantes ficaram feridos; não houve morte em decorrência da falha, ainda segundo a montadora.

É a primeira vez que uma empresa divulga um número de ocorrências desse problema no Brasil.

Os airbags defeituosos da Takata, que fornece o equipamento a diversas marcas, estão ligados a 22 mortes nos Estados Unidos e na Malásia, e provocaram o maior recall da história. O caso ficou conhecido como o dos “airbags mortais”.

Em nota, a montadora diz que “prestou toda a assistência necessária aos envolvidos”, mas não detalhou onde houve as 28 ocorrências no Brasil e nem as datas.

A Takata revelou o defeito em 2013.

Insuflador

Desde então, somente no Brasil, mais de 2 milhões de carros, de 15 diferentes marcas, foram chamados para a troca da peça defeituosa desses airbags, chamada insuflador. Até abril último, mais de 1 milhão ainda não tinham atendido aos chamados, segundo levantamento do G1.

O insuflador é uma espécie de caixa metálica que abriga o gás que faz a bolsa de ar inflar. O defeito nessa peça causa uma abertura forte demais quando o airbag é acionado. Além disso, a falha gera trincas no insuflador e, com a explosão do airbag, ele se estilhaça, atirando pedaços de metal contra os ocupantes, causando ferimentos que podem ser fatais e já foram comparados a facadas.

Entenda o caso dos 'airbags mortais' da Takata; Brasil tem recalls

Ações inéditas

A Honda afirmou ainda que vem “liderando uma série de iniciativas pioneiras para elevar o índice de atendimento da campanha” de recall, enumerando as ações.

A montadora informa que realizou ações além das obrigatórias por lei, como veiculação nacional de vídeo em TV aberta para alerta aos clientes, parcerias com os Detrans de São Paulo e Paraná e com seguradoras, para alcançar os donos atuais dos veículos, entre outras iniciativas.

Apesar dos esforços para ampliar a comunicação com os proprietários dos 870 mil automóveis convocados, a Honda Automóveis do Brasil tem o registro de 28 ocorrências de deflagração do airbag com rompimento do insuflador, em diferentes modelos da marca. Em 11 desses casos, confirmaram-se lesões não fatais aos ocupantes dos veículos, sendo que as demais ocorrências sem registro de qualquer tipo de lesão. A Honda prestou toda a assistência necessária aos envolvidos”, disse a empresa, em nota.

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