Diário de São Paulo
Siga-nos

Hoje é o melhor dia do ano para ver Marte no céu; saiba como

Quem sonha com a vida em Marte tem um bom motivo para olhar para o céu nesta terça-feira (13): o planeta vermelho está em oposição, ou seja, diretamente

Hoje é o melhor dia do ano para ver Marte no céu; saiba como
Hoje é o melhor dia do ano para ver Marte no céu; saiba como

Redação Publicado em 13/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h55


Planeta vermelho está diretamente oposto ao Sol, o que o torna especialmente brilhante; ele será visível a partir das 19h (horário de Brasília), quando surgir no horizonte na direção leste

Quem sonha com a vida em Marte tem um bom motivo para olhar para o céu nesta terça-feira (13): o planeta vermelho está em oposição, ou seja, diretamente oposto ao Sol, o que o torna especialmente brilhante.

O planeta será visível a partir das 19h (horário de Brasília), quando surgir no horizonte na direção leste. O ponto mais alto no céu será às 00h05 da quarta-feira (14), quando o planeta estará ao norte – os horários e direções mencionados tem como base um observador em Brasília, e podem variar de acordo com sua localização no país.

Um bônus para o fenômeno de hoje é que Marte ainda está bem próximo da Terra. Ele chegou à sua distância mínima entre nós, algo que acontece a cada dois anos, na última segunda-feira (5), quando estava a “apenas” 62.069.571 km. Desde então, ele vem se afastando, mas ainda assim está bem mais perto do que a maior distância possível, de 401 milhões de km.

Como se orientar

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque ou um app em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste ”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto ao app, existem inúmeras opções. Quem usa um iPhone não precisa de um app extra, basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android, a recomendação é o “Apenas uma bússola ”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

.

.

.

Olhar Digital

Compartilhe  

últimas notícias