Diário de São Paulo
Siga-nos

HISTÓRIA DO ESPORTE PARALÍMPICO!

Os Jogos Paralímpicos é o maior evento esportivo do planeta envolvendo pessoas com necessidades especiais que Incluem atletas com deficiências físicas,

HISTÓRIA DO ESPORTE PARALÍMPICO!
HISTÓRIA DO ESPORTE PARALÍMPICO!

Redação Publicado em 10/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h15


Faaaaaaaaaaaala galeria!

Os Jogos Paralímpicos é o maior evento esportivo do planeta envolvendo pessoas com necessidades especiais que Incluem atletas com deficiências físicas, intelectual, deficientes visuais e cegos. Realizados pela primeira vez em 1960, na cidade de Roma na Itália, têm sua origem em Stoke Mandeville na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Mundial.

O sucesso das primeiras competições proporcionou um rápido crescimento ao movimento paralímpico, que em 1976 já contava com quarenta países. Neste mesmo ano foi realizada a primeira edição dos Jogos de Inverno, levando a mais pessoas deficientes a possibilidade de praticar esportes em alto nível. Os jogos de Barcelona, em 1992, representam um marco para o evento, já que pela primeira vez os comitês organizadores das Olimpíadas e Paralímpíadas trabalharam juntos. O apoio do Comitê Olímpico Internacional, após os jogos de Seul, em 1988 proporcionou a fundação, em 1989, do Comitê Paralímpico Internacional. Desde então os dois órgãos desenvolvem ações conjuntas visando ao desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência.

O Brasil paralímpico estreou em 1976 e conquistou sua primeira medalha na edição seguinte. Em 2012, na cidade de Londres, o pais encerrou os jogos na sétima colocação no quadro geral de medalhas e aqui em casa, no Rio 2016, terminamos na oitava colocação

Passando a limpo a historia do esporte mundial adaptado, na próxima semana, abordarei como o nosso pais, se tornou uma potência paralímpica.

Excelente segunda feira e abraços aquáticos a todos!

Compartilhe  

últimas notícias