Siga nossa Redes
xvideos4.pro julia jerez de garcia salinas.
ngentot pagkantot sa magandang kapitbahay.
www.hotdesimovs.com blowjobs and pussy play.

Economia

Hidrovia Tietê-Paraná dá sinais de recuperação após paralisação e período de estiagem

Publicado

em

Hidrovia Tietê-Paraná dá sinais de recuperação após paralisação e período de estiagem

Por quase dois anos, as atividades ficaram suspensas por conta do baixo nível dos reservatórios e três mil trabalhadores perderam emprego. No porto intermodal, em Pederneiras (SP), 800 vagas de emprego foram reabertas.

Hidrovia Tietê- Paraná retoma as atividades e já dá sinais de recuperação após dois anos de paralisação (Foto: Reprodução/ TV TEM )

Hidrovia Tietê- Paraná retoma as atividades e já dá sinais de recuperação após dois anos de paralisação (Foto: Reprodução/ TV TEM ) 

Hidrovia Tietê-Paraná já dá sinais de recuperação

Hidrovia Tietê-Paraná já dá sinais de recuperação

Após dois anos de paralisação das atividades e mais de 3 mil trabalhadores demitidos, a hidrovia Tietê-Paraná está retomando as atividades. O vai e vem de barcaças no porto intermodal de Pederneiras (SP) é um sinal dessa recuperação.

De maio de 2014 a janeiro de 2016, o baixo nível dos reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos devido à estiagem impossibilitaram as atividades na hidrovia. Com isso o transporte de grãos como milho e soja, além de produtos como óleo vegeral, carvão e cana-de-açúcar foi suspenso.

Só que agora, depois do período de estiagem, os 2,4 mil quilômetros de extensão da hidrovia voltaram a receber os comboios. A Hidrovia Tietê-Paraná é um importante corredor, para escoar as produções dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A principal vantagem é a relação custo-benefício um comboio com 4 barcaças é capaz de carregar o equivalente a 200 caminhões.

Barcaças podem carregar quantidade de produto o equivalente a 200 caminhões (Foto: Reprodução / TV TEM )

Barcaças podem carregar quantidade de produto o equivalente a 200 caminhões (Foto: Reprodução / TV TEM )

“A hidrovia pela sua condição, pelos preços menores, sem dúvida alguma cai como uma luva nessa questão. Se a gente colocar uma base de cem na rodovia, a hidrovia representa 30% desse custo. Sem dúvida é um ponto importante pra escoamento da produção a um custo de frete muito baixo”, destaca o economista Reinaldo Cafeo.

A hidrovia fechou 2016 com 8,7 milhões toneladas de produtos transportados. Dois milhões de toneladas a mais do que o volume transportado em 2013, antes da paralisação, quando foram transportados 6,3 milhões de toneladas. A expectativa é que 2017 encerre com uma movimentação 10% maior, totalizando a navegação de R$ 8 bilhões em mercadorias, por esse rio de negócios.

Boa parte dessa produção passa pelo porto intermodal de Pederneiras, onde é feito o transbordo e os produtos seguem de trem para o porto de Santos. Com a retomada do transporte cerca de 800 vagas emprego diretas foram reabertas. “A hidrovia hoje para nós é um segmento muito forte. Esse ano será um recorde para as empresas no segmento”, afirma o vice-presidente do Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial de São Paulo , Luizio de Rizzo Rocha.

Turismo e meio ambiente

Retomada também colabora com o turismo no rio na região (Foto: Reprodução / TV TEM )

Retomada também colabora com o turismo no rio na região (Foto: Reprodução / TV TEM )

Bom também para quem explora turismo pelo rio. Todos os anos mais de 300 mil pessoas navegam de barcos pelas águas do Tietê. “A gente comemora, fica muito feliz, afinal somos parceiros. O turista que está passeando com a gente, quando encontramos aquelas barcaças, que medem 140 metros, eles adoram, são imagens que você só vê em filmes né. Uma coisa está muito ligada a outra”, destaca o empresário do setor, Hélio Palmesan.

Mas os ganhos não são apenas econômicos. O transporte de cargas pela hidrovia também faz bem para o meio ambiente como explica o professor doutor em meio ambiente e recursos hídricos, Jazrael Henrique Rezende.

“Você imagina, um comboio, com dois motores funcionando, contra 200 carretas, com 200 motores funcionando, emitindo gases poluentes, gases de efeito estufa, gerando uma série de resíduos, óleos, lubrificantes, pneus, resíduos perigosos. Então, o custo ambiental da hidrovia, é muito menor.”

mais lidas