Diário de São Paulo
Siga-nos

Henri Castelli defende “protesto pacífico” e se vê como bode expiatório

Desde sempre, procuro acumular em minha vida valores que o tempo não levará. Amizade, honestidade, autenticidade. É por isso que, de forma sempre original,

Henri Castelli defende “protesto pacífico” e se vê como bode expiatório
Henri Castelli defende “protesto pacífico” e se vê como bode expiatório

Redação Publicado em 29/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 13h55


Em texto, ator se mostra indignado com decisão da diretoria do São Paulo de processá-lo por suposta incitação à invasão da torcida organizada ao CT no sábado

Desde sempre, procuro acumular em minha vida valores que o tempo não levará. Amizade, honestidade, autenticidade. É por isso que, de forma sempre original, construo dia após dia meus relacionamentos com muito trabalho e franqueza, defendendo os ideais que acredito, desprovido de interesses ou benefícios pessoais.

Muito me surpreende e me envergonha receber mensagens com matérias informando que a única atitude que será tomada em resposta a um protesto justo e legítimo será processar um grande torcedor e defensor do SPFC!

Em vez de ouvirem o que é aclamado e responderem ao que é pedido, os dirigentes simplesmente optam por eleger um bode expiatório – eu – para inverter a situação, procurando assim esquivarem-se de suas responsabilidades, ofuscando o foco principal da manifestação.

Sim, eles têm responsabilidades perante ao clube! Tornam-se eleitores por livre e espontânea vontade e, quando nomeados, devem assumir o papel.

O SPFC não pode sofrer calado e ser vítima de uma administração danosa, que prejudica os interesses do clube
Henri Castelli

O SPFC não pode sofrer calado e ser vítima de uma administração danosa, que prejudica os interesses do clube. Não por acaso se acumulam representações no Conselho que necessitam de urgente e criteriosa apuração, notadamente das responsabilidades quantos aos prejuízos e operações que são, no mínimo, duvidosas.

Um clube onde o próprio presidente da diretoria tem contra si representação em função de ato que causou prejuízo milionário ao SPFC, num caso recheado de curiosidades muito estranhas, resultando na penhora de uma das maiores bilheterias de renda em jogo da Libertadores no ano passado, não pode e não deve se calar.

Esses dirigentes, esses mesmos, que machucam e denigrem a história do SPFC querem agora me calar, com ameaças infundadas e sem qualquer substância. Eu, que frequento o clube com minha família e sempre estive ao lado do clube e dos torcedores, me sinto envergonhado pelo postura dos que infelizmente hoje nos representam.

Henri Castelli, no Morumbi (Foto: reprodução / Instagram)

Henri Castelli é sócio do clube e frequenta o Morumbi (Foto: reprodução / Instagram)

Por diversas vezes fui convidado para participar de Conselho e ocupar cargos, mas nunca aceitei, especialmente porque tenho uma vida corrida de gravações e sei que não conseguiria me dedicar ao clube como ele merece. Tenho consciência de que seria uma grande responsabilidade e optei por não tê-la. É o que cada um deveria fazer, em prol do clube. O clube não pertence a dirigentes, mas sim à nação São Paulo e é essa consciência que está faltando.

Apesar disso, minha vida inteira fiquei à disposição para participar de qualquer ação em benefício do clube, e os conselheiros mais antigos podem confirmar

Para quem não sabe, e é difícil não saber porque minha imagem é pública e nunca consegui disfarçar essa paixão, desde que me entendo por gente sou torcedor do São Paulo. Virei são-paulino sozinho, nem minha mãe e nem meu pai torciam, por isso acabava indo para o estádio com um vizinho. Parava um Brasília 1972 sempre a uns 3 km do estádio e caminhava até meu clube de coração, apenas para assistir um espetáculo. Estudava em São Bernardo e por vezes pegava três ônibus pra ver nosso São Paulo. Mais tarde comecei a viajar pra ver os jogos, pelo Brasil e exterior. Sempre com meu dinheiro pagava minhas passagens e etc..

Não sou mais nem menos torcedor do que ninguém, mas pelo meu clube de coração sempre farei e quando possível brigarei por melhorias
Henri Castelli

Logo me tornei sócio do clube e tenho orgulho disso, porque antes eu morava muito longe e, com meu trabalho honesto e honrado, hoje tenho a honra de morar em frente ao clube, coisa que parecia impossível pra mim e hoje é um sonho de criança realizado. Não sou mais nem menos torcedor do que ninguém, mas pelo meu clube de coração sempre farei e quando possível brigarei por melhorias. Só este ano fui pra Recife, Belo Horizonte e México etc.

E em todos os jogos pago meu ingresso e estou na arquibancada, estou sempre perto e no momento triste pela situação do clube, como milhares de torcedores pelo Brasil.

Graças a Deus não dependo do clube para nada, e por isso tenho direito e voz pra protestar sim, quando achar que as coisas não vão bem. Vivemos em uma democracia. Em relação às responsabilidades que querem me imputar, eu já vou me antecipar em dizer que nosso protesto é Constitucional:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (…) II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; (…) IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; (…) XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente; (…) XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar”; (CF, 1988)

Esse protesto, ao contrário do que pretendem apregoar, foi PACÍFICO, sem arrombamento, sem armar e previamente informado
Henri Castelli

Esse protesto, ao contrário do que pretendem apregoar, foi PACÍFICO, sem arrombamento, sem armas e previamente informado.

Atuais dirigentes do meu clube, esse é nosso meio de participar ativamente, expressando o cuidado que temos com nosso time e que queremos que vocês tenham também.

Esse movimento é o que legalmente nos permite essa aproximação com vocês, quando não somos ouvidos, para assim alcançarmos um objetivo maior: o bem comum do SPFC.

Pelo menos, é para isso que deveria servir. Uma pena vocês demonstrarem mais preocupação com o próprio ego e gastarem tempo e dinheiro em demandar contra mim, em vez de terem a decência e humildade de pensar no que realmente deve ser feito pelo clube!

Uma pena vocês (dirigentes) demonstrarem mais preocupação com o próprio ego e gastarem tempo e dinheiro em demandar contra mim, em vez de terem a decência e humildade de pensar no que realmente deve ser feito pelo clube
Henri Castelli

Não vou estender essa nota em fazer minha suposta defesa, porque se as ações realmente prosperarem, me defenderei judicialmente.

Vou aproveitar esse espaço e o alarde que essa diretoria fez com nosso simples manifesto para dizer que vivemos um momento ímpar na história, onde o povo, na sua diversidade e pluralidade, se manifesta, exige, muda, e não serão gestores que irão triunfar com o plano de mordaça, ao invés de buscarem resgatar o SPFC de tanta gente!

Não vou me calar, continuarei com minhas paixões e ideais, sem falsidade em meus relacionamentos, mas acima de tudo em defesa a valores e um futebol digno e não mercenário.

* As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a posição da empresa

Compartilhe  

últimas notícias