Diário de São Paulo
Siga-nos

Hamilton leva a melhor sobre Rosberg e faz pole position para o GP dos EUA

A RBR prometeu incomodar a Mercedes neste fim de semana de GP dos EUA. A equipe austríaca chegou até a fazer uma dobradinha no treino livre de mais cedo. Mas

Hamilton leva a melhor sobre Rosberg e faz pole position para o GP dos EUA
Hamilton leva a melhor sobre Rosberg e faz pole position para o GP dos EUA

Redação Publicado em 22/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 19h14


RBR não faz frente para Mercedes no treino classificatório deste sábado, e Ricciardo fica em 3º, seguido por Max. Massa é o 9º, Nasr, o 21º. Corrida é 17h (de Brasília)

A RBR prometeu incomodar a Mercedes neste fim de semana de GP dos EUA. A equipe austríaca chegou até a fazer uma dobradinha no treino livre de mais cedo. Mas no treino classificatório deste sábado, os carros da escuderia alemã foram imbatíveis, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg protagonizando mais um duelo particular pela pole position. E quem levou a melhor dessa vez foi o britânico, que anotou a impressionante marca de 1m34s999. Um resultado importante para a briga pelo título, já que faltando quatro etapas para o fim do campeonato, o tricampeão tem 33 pontos de desvantagem para Rosberg (280 x 313).

Veja a classificação. Resta a Daniel Ricciardo e Max Verstappen, que ficaram com o terceiro e o quarto lugares, respectivamente, tentarem surpreender as Flechas de Prata na corrida deste domingo, marcada para 17h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo do SporTV. A TV Globo exibe um compacto após o Fantástico. 
Já  a Ferrari sequer ousou a fazer promessas. Atrás da RBR durante todos os treinos, a equipe de Maranello teve que se contentar com o papel de terceira força no Circuito das Américas. Na disputa interna com os carros vermelhos, Kimi Raikkonen se sobressaiu mais uma vez, ficando em quinto, à frente de Sebastian Vettel. Felipe Massa levou a Williams até o Q3 e terminou com o nono lugar no grid. Já Felipe Nasr foi eliminado no Q1 com a Sauber e terá que largar em 21º e penúltimo. O brasiliense reclamou de mudanças em seu carro após se destacar nos treinos livres. Já seu parceiro de time, Marcus Ericsson, 16º colocado, celebrou ter conseguido um melhor ajuste.

Enquanto na pista brilhou a estrela de Hamilton, nos boxes vários astros de Hollywood marcaram presença, como o ator Christoph Waltz, vencedor do Oscar e próximo vilão da série de filmes de “James Bond”, a atriz Rosa Salazar, e o ator Gerard Butler, de “300”. Do mundo dos esportes, quem esteve no paddock foi o espanhol Pau Gasol, jogador de basquete da NBA, a esquiadora americana Lindsey Vonn e a tenista americana Venus Williams.

Venus Williams, Rosa Salazar e Cristopher Waltz nos boxes da Mercedes durante treino classificatório (Foto: Divulgação)

Venus Williams, Rosa Salazar e Cristoph Waltz nos boxes da Mercedes durante treino classificatório (Foto: Divulgação)

Q1 – 18 MINUTOS / 6 PILOTOS ELIMINADOS

Reclamando do carro, Felipe Nasr fez o segundo pior tempo do Q1, 1m38s583, foi eliminado logo de cara e terá que largar em penúltimo, enquanto Marcus Ericsson conseguiu beliscar um lugar no Q2u. Atrás do brasileiro, apenas Esteban Ocon, da Manor. A decepção ficou por conta de Jenson Button, que pegou tráfego e caiu fora em 19º. Quem atrapalhou o britânico da McLaren foi seu compatriota Jolyon Palmer, da Renault, que abocanhou a última vaga no Q2. Os outros eliminados foram  Romain Grosjean (Haas), Kevin Magnussen (Renault) e Pascal Wehrlein (Manor). Lá na frente, Hamilton (1m36s296) e Rosberg (1m36s397) ditaram o ritmo com as Mercedes, acompanhados de perto pela dupla da RBR, Verstappen e Ricciardo. Massa avançou em nono, à frente de Bottas.

Q2 – 15 MINUTOS / 6 PILOTOS ELIMINADOS

Felipe Massa (Williams) deixou para ir para a pista nos minutos finais do Q2 para poupar pneus e conseguiu a décima e última vaga no Q3. Jolyon Palmer (Renault) e Esteban Gutiérrez (Haas) cruzaram logo depois, mas não foram capazes de derrubar o brasileiro. Também foram eliminados: Sergio Pérez (Force India), Fernando Alonso (McLaren), Daniil Kvyat (STR) e Marcus Ericsson (Sauber). No topo da tabela foi a vez de Daniel Ricciardo, com o tempo de 1m36s255, liderar, desbancando as Mercedes de Rosberg e Hamilton. A dupla da Ferrari veio a seguir, com Vettel e Raikkonen.

Q3 – 12 MINUTOS / 10 PILOTOS DISPUTAM A POLE

Rosberg foi o primeiro a marcar tempo no Q3: 1m35s442. Mas Hamilton veio logo na sequência e cravou 1m35s370, sendo 72 milésimos mais veloz que o companheiro. Ricciardo e Verstappen, da RBR, passaram meio segundo acima das Mercedes, enquanto Vettel e Raikkonen, de Ferrari, passaram meio segundo acima das RBRs. Os seis pilotos voltaram aos boxes para colocar novos jogos de pneus, enquanto Hulk, Sainz, Bottas e Massa, por sua vez, deixaram para ir para a pista somente na parte final para poupar equipamento.

Nos instantes finais do Q3, Rosberg baixou seu tempo e pulou para a ponta com 1m35s215. Mas a felicidade do alemão durou pouco. Hamilton passou a seguir e anotou impressionantes 1m34s999 garantindo a pole position. Ricciardo e Verstappen melhoraram suas marcas e mantiveram-se em terceiro e quarto. Já Raikkonen passou Vettel e ficou com a quinta colocação. Massa anotou 1m37s269 e ficou com o nono tempo, atrás de Hulk e Bottas, mas à frente de Sainz.

Lewis Hamilton, entre Nico Rosberg e Daniel Ricciardo, após treino classificatório para GP dos EUA (Foto: AFP)

Lewis Hamilton, entre Nico Rosberg e Daniel Ricciardo, após treino classificatório para GP dos EUA (Foto: AFP)

Resultado do treino classificatório para o GP dos EUA (Foto: Divulgação)

Resultado do treino classificatório para o GP dos EUA (Foto: Divulgação)

Compartilhe  

últimas notícias