Diário de São Paulo
Siga-nos

Hamilton larga da ponta em corrida classificatória do GP de São Paulo

Lewis Hamilton venceu nesta sexta-feira do GP de São Paulo mais um duelo contra Max Verstappen, fazendo o melhor tempo na classificação que define as posições

Hamilton larga da ponta em corrida classificatória do GP de São Paulo
Hamilton larga da ponta em corrida classificatória do GP de São Paulo

Redação Publicado em 12/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h16


Britânico, que liderou primeiro treino na etapa no Autódromo de Interlagos, dominou toda a sessão classificatória nesta sexta-feira; Verstappen e Bottas completam top 3

Lewis Hamilton venceu nesta sexta-feira do GP de São Paulo mais um duelo contra Max Verstappen, fazendo o melhor tempo na classificação que define as posições de início da corrida classificatória, que será no sábado. O britânico, que também liderou o primeiro treino livre, ditou o tempo a ser batido em todos os segmentos da sessão e garantiu a vantagem para o sábado com 1m07s934, com 0s4 sobre o holandês da RBR. Valtteri Bottas larga na segunda fila, em terceiro.

Lewis Hamilton na definição do grid de largada da corrida classificatória do GP de São Paulo da F1 — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Lewis Hamilton na definição do grid de largada da corrida classificatória do GP de São Paulo da F1 — Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A obrigatoriedade do uso de pneus macios na classificação da prova classificatória beneficiou a Mercedes que, no primeiro treino, teve um desempenho melhor com os compostos vermelhos do que com os médios – com os quais a RBR saiu na frente.

Verstappen ficou apenas com o sexto melhor tempo no Q1 e, no Q2, foi superado por Hamilton e também por Bottas; porém, o atual líder do campeonato bateu o finlandês em sua última tentativa do Q3, embora não tenha conseguido alcançar o rival na ponta. O heptacampeão também pôde contar com uma nova troca em seu motor, mas perderá cinco posições no grid do domingo.

As corridas classificatórias substituem em ocasiões especiais o formato tradicional de classificação para o grid de largada da prova principal da etapa, no domingo. O teste em Interlagos é o terceiro e último: no primeiro, na Inglaterra, Verstappen foi o vencedor; no segundo, na Itália, Bottas.

Resultado

Resultado da classificação do GP de São Paulo da F1 — Foto: F1

Resultado da classificação do GP de São Paulo da F1 — Foto: F1

A largada da corrida classificatória do GP de São Paulo será às 16h30 deste sábado (horário de Brasília). Antes, ao meio-dia, os pilotos disputam o segundo treino livre da etapa. O ge acompanha em tempo real.

Os três primeiros

HAMILTON: “Hoje foi uma sessão de classificação muito boa. Estou muito feliz com isso. Não sei o que vai acontecer amanhã, mas sinto-me muito grato. É uma loucura porque já faz um tempo, mas parece que essa é a primeira pra mim”.

VERSTAPPEN: “Quando eles usam um novo motor, naturalmente, eles terão um pouco mais de potência para o fim de semana, então para mim isso não é um grande choque. Estou apenas feliz por ser o segundo”.

BOTTAS: “Não estou totalmente satisfeito, mas ainda é um bom ponto de partida (para amanhã). É vale tudo. E espero que a primeira volta seja cheia de ação”.

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

No primeiro segmento da sessão, Hamilton deu continuidade ao desempenho do primeiro treino livre com os pneus macios e tomou a liderança de Verstappen ainda nos minutos iniciais, anotando 1m08s824; o holandês tentou, mas não conseguiu superar o rival em sua segunda volta rápida, a 0s5 do tempo do heptacampeão.

Lewis Hamilton foi o mais rápido no Q1 da classificação do GP de São Paulo da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Lewis Hamilton foi o mais rápido no Q1 da classificação do GP de São Paulo da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

A AlphaTauri e a Ferrari também registraram tempos competitivos, sobretudo a escuderia italiana, que chegou a colocar Charles Leclerc e Carlos Sainz na vice-liderança do segmento – o monegasco, porém, teve a volta deletada por exceder os limites de pista na curva 4. Já nos minutos finais, Hamilton ampliou a própria vantagem com 1m08s733; Leclerc fugiu da eliminação e conseguiu o terceiro melhor tempo.

Classificação fim do Q1 — Foto: Reprodução

Classificação fim do Q1 — Foto: Reprodução

ELIMINADOS

16º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
17º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
18º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
19º MICK SCHUMACHER (HAAS)
20º NIKITA MAZEPIN (HAAS)

Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

Mais rápido do segmento anterior, Hamilton começou o Q2 tendo trabalho com os limites de pista, adotados excepcionalmente para a classificação: ele chegou a registrar 1m08s569 em sua primeira volta, mas teve o tempo deletado por sair da pista na curva 4. Assim, Gasly e Leclerc assumiram a ponta temporariamente até Verstappen surgir em primeiro com 1m08s567, 0s002 do tempo original de Hamilton.

Lewis Hamilton fez o melhor tempo no Q2 na definição do grid da corrida classificatória pro GP de São Paulo da F1 — Foto:  Lars Baron/Getty Images

Lewis Hamilton fez o melhor tempo no Q2 na definição do grid da corrida classificatória pro GP de São Paulo da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

A vantagem do holandês, porém, durou pouco; Hamilton retomou a liderança com 1m08s383, abrindo 0s1 sobre o rival e tendo o colega Bottas em terceiro. Na bandeirada, o monegasco da Ferrari foi o primeiro a carimbar a ida ao Q3, em quarto; Hamilton melhorou sua própria marca, baixando 0s3, enquanto Bottas desbancou Verstappen da segunda colocação.

Tempo final Q2 — Foto: Reprodução

Tempo final Q2 — Foto: Reprodução

ELIMINADOS

11º ESTEBAN OCON (ALPINE)
12º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
13º YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)
14º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
15º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

Q3 – dez minutos e disputa pelo primeiro lugar

Enquanto Hamilton, Verstappen e Bottas abriam volta ao mesmo tempo, Leclerc, Alonso, Sainz e Gasly se revezaram na liderança temporária; porém, foi o heptacampeão da Mercedes quem tomou a dianteira, anotando 1m08s107 com seu melhor tempo até então. Verstappen, que reclamou do desgaste dos pneus, só conseguiu a vice-liderança, superando Bottas e a 0s2 do primeiro lugar.

Classificação final Q3 — Foto: Reprodução

Classificação final Q3 — Foto: Reprodução

Na parte final do segmento, os protagonistas do campeonato saíram juntos; ambos fizeram tempos abaixo no primeiro setor da pista, mas Hamilton saiu na frente no segundo trecho de Interlagos e melhorou a própria marca, anotando 1m07s934, colocando 0s4 sobre Verstappen.

Agenda GP de São Paulo de F1 — Foto: Infoesporte

Agenda GP de São Paulo de F1 — Foto: Infoesporte

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias