Diário de São Paulo
Siga-nos

Hamilton garante não estar pressionado por boa fase de Verstappen

Se haviam chances de Lewis Hamilton retomar a liderança do campeonato da Fórmula 1 no GP do Azerbaijão após o abandono do líder Max Verstappen, com o estouro

hamilton
hamilton

Redação Publicado em 17/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h49


Vice-líder do campeonato, britânico vê ascensão da rival RBR pela segunda etapa consecutiva após GP do Azerbaijão e minimiza erro que o fez cair de 2º para 15º em Baku

Se haviam chances de Lewis Hamilton retomar a liderança do campeonato da Fórmula 1 no GP do Azerbaijão após o abandono do líder Max Verstappen, com o estouro do pneu esquerdo, elas se foram quando o piloto da Mercedes apertou um botão errado na relargada da prova e caiu de segundo para 15º. O britânico, porém, diz que sua falha não teve a ver com alguma forma de pressão diante da ascensão do rival da RBR, garantindo estar tranquilo apesar da intensa disputa.

– Definitivamente eu não estava sob pressão de Max. Nem mesmo considero isso um erro. Não sinto nenhuma pressão, sinto-me bastante relaxado – disse o heptacampeão na coletiva de imprensa do GP da França, nesta quinta-feira.

O erro aconteceu na relargada da prova em Baku, a cinco voltas para o fim. Hamilton, atrás de Sergio Pérez, apertou por engano um botão de ajuste dos sistemas de freio do carro e passou reto na primeira curva do traçado, caindo para o fundo do grid.

Com Valtteri Bottas em 12º, o ocorrido custou pontos para a Mercedes, que terminou uma prova fora dos dez primeiros colocados pela primeira vez nos últimos três anos e, de forma inédita, se ausentou do pódio por duas corridas seguidas.

Logo após a prova, a Mercedes manifestou a intenção de promover algumas mudanças para evitar novos problemas com o botão, o que Hamilton diz ter sido executado pela equipe para o GP da França:

– Não o movemos, apenas colocamos uma proteção ao redor dele para garantir que não se possa tocá-lo acidentalmente. Não é tão fácil mover botões do volante porque é tudo projetado, então vamos procurar uma solução de longo prazo.

Embora reconheça que o erro tenha prejudicado a equipe, Hamilton revelou que não vê a falha como um desvio tão grave:

– Nem sempre você pode ser perfeito, mas erro é quando você sai da pista perdendo o ponto de frenagem e bate no muro, e isso não aconteceu. Foi uma falha não forçada, algo que poderia ter acontecido a qualquer momento. Infelizmente, isso nos afetou muito, mas aprendemos com a experiência e seguimos em frente.

Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP do Azerbaijão de 2021 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP do Azerbaijão de 2021 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Sem pontuar com os dois carros, a Mercedes viu a RBR aumentar a vantagem na liderança do mundial de construtores de um para 26 pontos, vencendo com Sergio Pérez.

Apesar disso, a expectativa da equipe é de voltar a performar, no GP da França neste fim de semana, o desempenho que apresentou nos circuitos permanentes do calendário – com Hamilton, a heptacampeã triunfou nos GPs do Bahrein, Portugal e Espanha. O britânico é o atual vencedor da etapa no circuito de Paul Ricard, vencendo em 2018 e 2019.

Arte horários GP da França  — Foto: Infoesporte

Arte horários GP da França — Foto: Infoesporte

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias