Diário de São Paulo
Siga-nos

Hamilton explica estratégia contra Verstappen em largada na Espanha

Para garantir a vitória no GP da Espanha, Lewis Hamilton precisou lutar bastante depois de ser ultrapassado por Max Verstappen ainda na largada, neste

Hamilton
Hamilton

Redação Publicado em 11/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h34


Vencedor do GP em Barcelona, heptacampeão abriu mão da agressividade e se certificou de que rival da RBR teria margem na pista nos primeiros metros da prova: “É uma maratona, não uma corrida curta”

Para garantir a vitória no GP da Espanha, Lewis Hamilton precisou lutar bastante depois de ser ultrapassado por Max Verstappen ainda na largada, neste domingo. O britânico da Mercedes explicou sua decisão no momento da aproximação do rival, justificando que quis deixar o máximo de espaço possível para o holandês da RBR, evitando uma briga sem grandes riscos.

– Quando entramos na curva 1, me certifiquei de dar o máximo de espaço que pude para Max. Na minha cabeça é sempre uma maratona, não uma corrida rápida, então estou sempre pensando no jogo como um todo. Claro, você pode ser mais agressivo. Eu também preciso? Bem, estou na posição em que estou porque não fico agressivo quando não preciso ser – disse o heptacampeão.

Cinco anos antes, Hamilton perdeu a chance de vencer na Espanha após se chocar com seu antigo colega de equipe, Nico Rosberg, em uma disputa agressiva após a largada. O incidente, na época, abriu caminho para Verstappen faturar a primeira vitória na Fórmula 1.

O holandês da RBR manteve a liderança e, mesmo com um pit stop lento, conseguiu retomar a ponta na metade da prova com uma vantagem considerável de 23s sobre Hamilton, diferença que o heptacampeão precisou descontar em 17 voltas para vencer.

Hamilton joga champanhe em Verstappen no pódio da Espanha — Foto: Bryn Lennon/Getty Images

Hamilton joga champanhe em Verstappen no pódio da Espanha — Foto: Bryn Lennon/Getty Images

O piloto da Mercedes reforçou que a presença de Valtteri Bottas, terceiro no grid de largada, o tranquilizou. O finlandês chegou a ser ultrapassado por Charles Leclerc, da Ferrari, mas conseguiu voltar para o terceiro posto no fim da prova.

– Eu sabia que Valtteri estava largando em terceiro e o objetivo é trabalhar em equipe, por isso fiquei à esquerda. Acho que, olhando para trás, pode ter havido um momento em que, quando Max se moveu atrás de mim por um segundo, eu poderia ter resolvido o trabalho lá. Mas eu não fiz – acrescentou Hamilton.

Verstappen, por outro lado, escolheu um caminho diferente do heptacampeão para tentar assumir a liderança:

– A largada foi boa. Eu corri com um pouco menos de asa em comparação com a Mercedes, e isso ajudou um pouco a ficar ao lado de Lewis. E, então, eu tentei na curva 1.

Max Verstappen é perseguido de perto por Lewis Hamilton após a segunda parada do inglês — Foto: Eric Alonso/Getty Images

Max Verstappen é perseguido de perto por Lewis Hamilton após a segunda parada do inglês — Foto: Eric Alonso/Getty Images

Com a vitória, Hamilton ampliou a vantagem no Mundial de Pilotos sobre Verstappen para 14 pontos, somando 94 pontos contra os 80 do holandês. Bottas conseguiu superar Lando Norris e pular para terceiro, com seis pontos a menos que o rival da RBR – mas quase metade da pontuação do colega da Mercedes.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias