Diário de São Paulo
Siga-nos

Haddad diz que bancos no Brasil fazem cartel e serão ‘enquadrados’ para reduzir juros

O candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (3) que os bancos brasileiros fazem cartel e que vão ter que ser "enquadrados"

Haddad diz que bancos no Brasil fazem cartel e serão ‘enquadrados’ para reduzir juros
Haddad diz que bancos no Brasil fazem cartel e serão ‘enquadrados’ para reduzir juros

Redação Publicado em 03/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h03


O candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (3) que os bancos brasileiros fazem cartel e que vão ter que ser “enquadrados” para baixar os juros.

Haddad falou no assunto em entrevista à Rádio Jornal, de Pernambuco, ao ser questionado sobre como pretende dialogar com o mercado financeiro caso seja eleito.

“Os bancos vão ter que ser enquadrados. Os juros que eles estão cobrando hoje não existem em nenhum lugar do mundo. Só para você ter uma ideia, os juros que os bancos estão cobrando no Brasil é quatro vezes maior do que a media internacional”, afirmou.

O candidato disse que vai “enquadrar” os bancos usando o Banco Central (BC). Para Haddad o Banco Central tem que regular os juros que os bancos cobram do consumidor o que, segundo ele, o BC não tem feito.

“Nós vamos introduzir agora regras para que o Banco Central seja obrigado também, não só a regular a taxa de juros que o governo paga para os banqueiros, na dívida pública, mas os juros que o consumidor e ompresário pagam para o sistema bancário, sobretudo o sistema privado […] Bancos vão ter que aceitar essa nova regulação. É uma regulação contra o cartel que os bancos formaram no Brasil”, afirmou.

O candidato disse, ainda, que se eleito, vai negociar com os bancos a redução dos juros para que o “empreendedor possa abrir o seu negócio”, para que “o consumidor possa fazer um crediário”, e para que os devedores paguem suas dívidas com juros menores.

Segurança pública

O candidato do PT também foi questionado sobre propostas para a segurança pública e, nesta área, como rebater o discurso de seu principal adversário, Jair Bolsonaro (PSL), que defende a flexibilização do porte de arma.

“Nós temos uma ideia muito diferente da do Bolsonaro. O Bolsonaro quer armar a população para combater o crime organizado. O que vai acontecer é que vai morrer mais gente”, criticou.

Haddad disse que, se eleito, vai trabalhar pela federalização alguns crimes e colocar a Polícia Federal (PF) para atuar na segurança pública. Segundo o candidato, a PF tem treinamento, inteligência e capacitação para enfrentar o crime organizado em todos estados do país.

Embate

Na última semana de campanha antes do primeiro turno das eleições, Haddad concentrou críticas no seu principal adversário na corrida presidencial.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (2), Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar na disputa e concentra 32% das intenções de voto. Haddad aparece logo em seguida, com 21%.

Questionado sobre o resultado da pesquisa, Haddad afirmou que Bolsonaro é uma ameaça à democracia, ao direito dos trabalhadores e à paz social no Brasil.

O candidato disse, ainda, qua a campanha de Bolsonaro está fazendo uma “baixaria” no Whatsapp com “mensagens mentirosas” contra a campanha do PT.

“Ele está falando coisas contra a família brasileira, contra a escola pública brasileira, contra as professoras brasileiras. […] eles tão fazendo coisas que são a maior baixaria do mundo”, afirmou.

Haddad disse ainda que Bolsonaro representa uma escalada de violência e ameaça aos trabalhadores.

“Cortar direito dos trabalhos, 13º salário, férias, cobrar imposto de renda de pobre, vender as estatais, arrumar confusão com vizinho. Isso é agenda do Bolsonaro”, afirmou.

Compartilhe  

últimas notícias