Diário de São Paulo
Siga-nos

Há luta além do UFC

Como árbitro oficial do UFC (Ultimate Fighting Championship), a maior organização mundial de MMA (Mixed Martial Arts ou Artes Marciais Mistas em português),

Há luta além do UFC
Há luta além do UFC

Redação Publicado em 17/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h17


Como árbitro oficial do UFC (Ultimate Fighting Championship), a maior organização mundial de MMA (Mixed Martial Arts ou Artes Marciais Mistas em português), sempre sou questionado sobre organizações e torneios que promovem lutas.

Alguns dias atrás falei aqui sobre o UFC, algumas regras e peculiaridades dessa organização, mas o que muitos não sabem é que existem outros promotores de eventos e é sobre isso que vamos falar hoje.

O PFL (Professional Fighters League) é uma organização que apresenta o MMA como um esporte com temporada regular, playoffs e campeonatos. A temporada de estreia começa com 72 atletas, 12 em cada uma das seis diferentes classes de peso, com um lutador em cada divisão ganhando o título de verdadeiro campeão e conta com um prêmio de $10 milhões na temporada. Este formato único torna o PFL diferente de outras ligas profissionais de MMA.

A temporada regular do PFL acontece de junho a agosto onde os lutadores acumulam pontos, numa espécie de liga. A pós-temporada do PFL será realizada em outubro nas noites consecutivas de sábado, com uma empolgante eliminatória no estilo ganhe ou vá para casa. O campeonato PFL que termina a temporada promete ser uma das noites mais comentadas nos esportes, com lutas para cada uma das seis categorias de peso em uma noite ao vivo na véspera de Ano Novo. Globalmente, a PFL transmitirá até seis horas de cobertura ao vivo no Facebook Watch. Seis atletas de MMA ganharão US $ 1.000.000 em prêmios e serão coroados os verdadeiros campeões.

Também há o Bellator, a segunda maior organização de MMA localizada nos EUA, onde a diferença já começa no cage (jaula). Os lutadores se enfrentam num cage circular com três rounds de cinco minutos, em caso de decisão de título e luta principal com cinco rounds de cinco minutos. Essa organização conta com a participação de muitos lutadores veteranos, que algumas vezes perderam espaço no UFC. Além disso, no Bellator os lutadores podem ser patrocinados e escolherem as marcas que desejam usar, o que no UFC não acontece mais.

No Bellator para ter a chance de disputar o cinturão, o lutador tem de ganhar o Grand Prix da categoria. O Bellator resgatou os torneios de MMA quando o esporte se tornou popular: os combatentes se enfrentam em sistema de mata-mata.  Como vocês podem ver, nem só de UFC vivem as lutas, há outras promotoras de evento tão atrativas quanto, a decisão vai depender do que o lutador busca, o importante é que há opções.

Compartilhe  

últimas notícias