Diário de São Paulo
Siga-nos

Guedes diz buscar com governadores reforma tributária mais ampla

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (29) que sua equipe discute com estados e municípios uma reforma tributária mais ampla do que

Guedes diz buscar com governadores reforma tributária mais ampla
Guedes diz buscar com governadores reforma tributária mais ampla

Redação Publicado em 29/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 16h27


Novas sugestões devem ser enviadas ao Congresso em agosto.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (29) que sua equipe discute com estados e municípios uma reforma tributária mais ampla do que a enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional.

Guedes deu a declaração no Palácio do Planalto após uma reunião com o relator da reforma, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), que responde pela articulação com o Congresso, e o secretário da Receita Federal, José Tostes, também participaram do encontro.

Na semana passada, o governo enviou ao Congresso a primeira etapa da sua proposta de reforma. Essa parte trata da unificação de PIS e Cofins. Os dois tributos federais sobre o consumo darão origem à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), um imposto do tipo “valor agregado” (IVA).

Mudanças nas regras tributárias já são tema de propostas em análise no Senado e na Câmara, em textos assinados por parlamentares. Deputados e senadores cobram maior participação do Executivo na discussão do assunto.

Segundo Guedes, a reunião serviu para que Aguinaldo e o governo pudessem conhecer detalhes das propostas, a fim de facilitar a discussão no Congresso. Neste sentido, o ministro abordou a ideia de uma reforma mais ampla, em conversa com governadores.

O ministro explicou que o governo propôs mudanças em tributos federais para não invadir “espaço dos entes federativos” e em respeito ao Congresso. Guedes disse estar confiante na aprovação de uma reforma ampla.

G1

Compartilhe  

últimas notícias