Diário de São Paulo
Siga-nos

Grupo de Porto Alegre celebra 40 anos no FIT

Um dos mais importantes coletivos teatrais do país a desenvolver pesquisa para teatro de rua, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre/RS)

Grupo de Porto Alegre celebra 40 anos no FIT
Grupo de Porto Alegre celebra 40 anos no FIT

Redação Publicado em 16/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 12h14


Criado em 1978, o coletivo gaúcho desenvolve pesquisas de linguagem em duas vertentes: o teatro de rua e o teatro de vivência

Um dos mais importantes coletivos teatrais do país a desenvolver pesquisa para teatro de rua, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre/RS) completa 40 anos em 2018, trazendo ao Festival Internacional de Teatro de Rio Preto – FIT Rio Preto o espetáculo Caliban – A Tempestade de Augusto Boal, versão do clássico A Tempestade, de William Shakespeare. A primeira apresentação ocorreu ontem, na Praça Dom José Marcondes, e neste sábado (14/7), às 19h, a peça será encenada na Praça Frei Duarte, no Parque Estoril.O espetáculo é livre para todos os públicos e tem entrada gratuita.

“Nós partimos da afirmação de que somos todos Caliban, para recontar a história da Tempestade, de Shakespeare, pela perspectiva de Caliban, que é uma espécie de metáfora dos seres humanos originários da América, que foram dizimados e escravizados pelos invasores colonizadores, representados no espetáculo pelo personagem do Próspero”, explica a atriz Tânia Farias. A montagem é criada a partir da releitura do dramaturgo e diretor Augusto Boal, escrita em 1974 como uma resposta ao clássico de Shakespeare.

Criado em 1978, em plena ditadura militar, o coletivo gaúcho defende o teatro como resistência e desenvolve pesquisas de linguagem em duas vertentes: o teatro de rua e o teatro de
vivência, encenação itinerante onde público e atores estão inseridos em um mesmo ambiente cenográfico.

Compartilhe  

últimas notícias