Polícia
Governo quer ampliar programa Vigia para os 11 estados da fronteira

Objetivo é reduzir vitalidade financeira de organizações criminosas
O Ministério da Justiça e Segurança Pública quer ampliar, até o fim do ano, o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) para todos os 11 estados brasileiros de fronteira. O programa completou um ano no último dia 15 de abril. De acordo com o ministério, o objetivo é reduzir a vitalidade financeira das organizações criminosas, impedindo a entrada de armas, drogas, cigarros e produtos contrabandeados.
Em abril do ano passado, o Vigia começou com um projeto piloto na cidade de Guaíra, no Paraná, com a Operação Hórus. Em pouco menos de um ano chegou a sete estados – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Roraima – e às divisas de Goiás e de Tocantins. Para 2020, a meta é ampliar sua abrangência aos estados do Amapá, Pará, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e a mais três divisas nacionais.
Sob o conceito de Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia (Vigia), os pilares do programa são a atuação integrada entre instituições e agentes de segurança, aquisição de equipamentos, como sistemas de comunicação e viaturas, e a capacitação e investimento em qualificação profissional.
Segundo o ministério, no último ano a operação causou um prejuízo de mais de R$ 750 milhões às organizações criminosas. Até abril deste ano, foram apreendidas mais de 125 toneladas de drogas, cerca de 50 milhões de maços de cigarros, 137 embarcações roubadas e mais de 1350 veículos roubados foram recuperados.
Atualmente, o Vigia tem como foco também o enfrentamento à disseminação do novo coronavírus no país. Desde março deste ano, agentes de segurança federais e estaduais que atuam na Operação Hórus fazem barreiras sanitárias em 17 cidades fronteiriças com restrições de entradas no Brasil, reforçando as ações desenvolvidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
EBC
-
Marcus Vinicius de Freitas23 horas atrás
Marcus Vinicius de Freitas: Exterminadores da Esperança
-
saúde17 horas atrás
SP anuncia cronograma de vacinação para idosos acima de 60 anos
-
Política22 horas atrás
Deputado federal morre em Brasília vítima de covid-19
-
Mundo21 horas atrás
Navio naufraga na costa dos EUA
-
saúde19 horas atrás
Turma da Mônica e Butantan lançam campanha de vacinação contra a gripe
-
Mundo21 horas atrás
Primeiro-ministro da França menciona cloroquina no Brasil ao rebater deputado e provoca risos
-
saúde20 horas atrás
Queiroga anuncia antecipação de 15,5 mi de doses da vacina da Pfizer
-
saúde19 horas atrás
Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac nesta quarta