Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo prorroga atuação da Força Nacional na Amazônia por seis meses

O governo federal prorrogou, por mais seis meses , a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em apoio às ações do Instituto Chico Mendes de Conservação

Governo prorroga atuação da Força Nacional na Amazônia por seis meses
Governo prorroga atuação da Força Nacional na Amazônia por seis meses

Redação Publicado em 14/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h07


Portaria prevê que militares atuem na região no combate ao desmatamento, extração ilegal de minério e madeira e invasão de terras

O governo federal prorrogou, por mais seis meses , a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em apoio às ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Amazônia. Portaria publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União, prevê o emprego dos militares na região até 11 abril de 2021.

De acordo com o texto, a Força Nacional vai continuar atuando em ações “com ênfase no combate ao desmatamento, extração ilegal de minério e madeira e invasão de áreas federais, em caráter episódico e planejado”. O número de militares a ser disponibilizado irá obedecer ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Força Nacional atua no combate a crimes ambientais na Amazônia desde 2018, desde então o governo vem fazendo prorrogações para manter o efetivo na região.

No final de setembro, o governo autorizou o envio da Força Nacional ao estado de Mato Grosso para ajudar no combate aos incêndios florestais no Pantanal. O bioma enfrenta também um desastre ambiental que destruiu mais de 20% da sua cobertura vegetal.

.

.

.

iG

Compartilhe  

últimas notícias