Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo lança programa Novos Caminhos para educação profissional

O governo federal lançou um programa voltado ao fortalecimento da educação científica e tecnológica. A iniciativa, batizada de “Novos Caminhos”, envolve 14

Governo lança programa Novos Caminhos para educação profissional
Governo lança programa Novos Caminhos para educação profissional

Redação Publicado em 24/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h22


Iniciativa também quer fortalecer educação científica e tecnológica

O governo federal lançou um programa voltado ao fortalecimento da educação científica e tecnológica. A iniciativa, batizada de “Novos Caminhos”, envolve 14 projetos que abarcam temas como ampliação dos cursos e promoção da inovação. Governo lança programa Novos Caminhos para educação profissionalGoverno lança programa Novos Caminhos para educação profissional

Também foi anunciada a criação de um anuário estatístico da educação profissional e tecnológica. O projeto organizará e disponibilizará dados que poderão ser utilizados na construção e monitoramento de políticas públicas.

Outra iniciativa apresentada foi um painel criado para disponibilizar informações sobre as bolsas-formação concedidas a jovens pelo Executivo, bem como sobre os cursos de formação inicial continuada e qualificação profissional.

Em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) foi desenvolvido o Monitor de Profissões, que relaciona informações sobre os cursos da educação profissional e tecnológica com a demanda por força de trabalho em diferentes setores.

O projeto IF+Empreendedor reúne alunos, professores e técnicos para ações de apoio ao empreendedorismo voltada a micro e pequenas empresas que buscam caminhos diante dos impactos da pandemia da covid-19.

Equipes de estudantes orientadas prestarão consultoria para firmas com informações e propostas de inovações nos mais diferentes negócios. Também serão oferecidas oficinas sobre tecnologias 4.0, como big data, inteligência artificial e Internet das Coisas.

Fazem parte do programa também iniciativas já lançadas. Uma delas é a plataforma aprenda, com cursos online voltados ao público amplo. O objetivo é ofertar até 60 cursos da rede de educação profissional e tecnológica com 820 mil vagas até 2025.

Outro projeto já em andamento é o Qualifica Mais, que reúne diversas linhas de fomento disponibilizadas pelo Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A linha Emprega mais foi criada a partir de diálogo com empresas que apontaram demandas por emprego e essas foram trabalhadas com cursos específicos para jovens.

Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas no site do MEC.

O governo federal lançou hoje (23) um programa voltado ao fortalecimento da educação científica e tecnológica
O governo federal lançou um programa voltado ao fortalecimento da educação científica e tecnológica – Reprodução/ Ministério da Educação

Semana nacional

O lançamento do programa ocorreu no âmbito da 1ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento teve início ontem e busca promover atividades para discutir essa modalidade de ensino. As atividades vão até  (25).

Compartilhe  

últimas notícias