Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo do Amapá vai contratar empresa para içar barco no Rio Jari

O governo do Amapá anunciou que vai contratar, em caráter emergencial, uma empresa especializada capaz de içar o barco Anna Karolinne III, que naufragou na

Governo do Amapá vai contratar empresa para içar barco no Rio Jari
Governo do Amapá vai contratar empresa para içar barco no Rio Jari

Redação Publicado em 05/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 16h34


Anna Karolinne III naufragou no último sábado no Rio Jari

O governo do Amapá anunciou que vai contratar, em caráter emergencial, uma empresa especializada capaz de içar o barco Anna Karolinne III, que naufragou na madrugada de sábado (29), a cerca de 100 quilômetros do município de Laranjal do Jari, no sul do estado.

Até o início da manhã de hoje (5), as equipes de socorro já tinham resgatado 25 corpos de vítimas – das quais 17 foram identificados por peritos da Polícia Técnico-Científica (Politec). Quarenta e nove pessoas foram resgatadas com vida e outras 12 pessoas continuavam desaparecidas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a quantidade exata de pessoas que estavam a bordo do Anna Karolinne no momento do naufrágio ainda é incerta, pois o controle de passageiros era feito de forma precária.

Aberto ontem (4), o processo de contratação emergencial de uma empresa capaz de içar o barco pode ser consultado na Central de Licitações e Contratos do governo estadual. A responsabilidade técnica pela escolha da prestadora do serviço ficará a cargo do Corpo de Bombeiros.

Segundo o subprocurador-geral do Estado, Thiago Lima Albuquerque, “A intenção é contratar uma empresa o mais rápido possível para que possa prestar o serviço de reflutuação de embarcação submersa e retirar o navio do local do naufrágio.”

A contratação de serviços e produtos em caráter emergencial está prevista no decreto estadual nº 0869 (https://seadantigo.portal.ap.gov.br/diario/DOEn7116.pdf?ts=20030509), publicado no Diário Oficial de 4 de março. Além da “urgência das ações de resgate dos corpos e atendimentos às famílias”, o decreto leva em conta o “risco de acidente ambiental” que representa a possibilidade de derramamento de óleo diesel e possíveis produtos perigosos armazenados na embarcação.

Também no âmbito do “sistema emergencial” montado pelos órgãos públicos estaduais com o apoio de estados vizinhos, uma aeronave carregada com alimentos e água potável abasteceu as equipes que trabalham nas buscas e resgate de sobreviventes.

Alimentos e água potável foram transportados para o local do naufrágio do navio Anne Karolinne III, na manhã desta quinta-feira, 5. Os insumos são para atender militares e famílias que estão no local do acidente, ocorrido sábado, 29, no sul do Amapá. Além dos suprimentos, o avião também levava urnas funerárias. Além disso, uma balsa abastecida com combustível e água potável deve partir da capital a meia-noite de hoje, com destino ao local das buscas.

Ontem, agentes do Grupamento Fluvial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará prenderam (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/naufragio-suspeito-de-vender-combustivel-para-barco-e-preso-no-para) um homem que, segundo a pasta, admitiu ter vendido combustível clandestino para os responsáveis pelo Anna Karolinne III. Segundo a pasta, aliada ao mau tempo, a transferência ilegal de combustível pode ter contribuído para o naufrágio.

Com informações do portal de notícias do Governo do Amapá

Compartilhe  

Tags AMAPÁ

últimas notícias