Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo deve levar mais mil venezuelanos de RR para outros estados em outubro

Após finalizar a 10ª etapa do processo de interiorização de venezuelanos nesta semana, a Casa Civil da presidência informou ao G1 nessa quinta-feira (27) que

Governo deve levar mais mil venezuelanos de RR para outros estados em outubro
Governo deve levar mais mil venezuelanos de RR para outros estados em outubro

Redação Publicado em 28/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h52


Casa Civil diz que vai manter o ritmo acelerado do processo de interiorização até o final do ano. Com 10ª etapa concluída, o número de venezuelanos levados de Roraima a outros estados entre abril e setembro chegou a 2,3 mil.

Após finalizar a 10ª etapa do processo de interiorização de venezuelanos nesta semana, a Casa Civil da presidência informou ao G1 nessa quinta-feira (27) que mais mais mil venezuelanos devem ser transferidos de Roraima para outros estados em outubro.

Iniciada em abril, a interiorização foi uma alternativa do Governo Federal para lidar com o intenso fluxo migratório de venezuelanos para Roraima.

Nessa quinta-feira (28) o 18º voo da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu de Boa Vista rumo Rio Grande do Sul e São Paulo com 122 venezuelanos. Com isso, o número de imigrantes interiorizados até agora a oito estados e o DF chegou a 2.328.

Os venezuelanos que participam da interiorização são os que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, dependem de ajuda do governo e estão em abrigos de Roraima. Atualmente, os 10 abrigos no estado acolhem cerca de 5 mil pessoas.

Interiorização chega a 10ª etapa — Foto: Juliane Monteiro/Arte G1

Interiorização chega a 10ª etapa — Foto: Juliane Monteiro/Arte G1

Para a primeira semana de outubro, segundo a Casa Civil, já existe previsão de novos voos para o Rio Grande do Norte, Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda não há outras informações, como o número de interiorizados, porque a “área técnica acerta os últimos detalhes”, explicou o governo.

Interiorização intensificada

O governo intensificou o processo de interiorização após conflitos em Pacaraima, quando 1,2 mil imigrantes foram expulsos da cidade fronteiriça durante um violento protesto de moradores.

Antes disso, o processo era lento. Nos cinco primeiros meses de interiorização, o governo realizou apenas 8 voos levando 1.194 imigrantes. Só em setembro, depois do tumulto na fronteira, 10 voos foram feitos interiorizando 1.134 venezuelanos.

“A meta anunciada pelo ministro Eliseu Padilha era de transferir mil venezuelanos em setembro. O governo interiorizou no mês de setembro 1.231 venezuelanos, número que superou o consolidado alcançado nos meses anteriores, entre abril e agosto”, informou a Casa Civil da Presidência.

Ainda segundo o governo, o ritmo intensificado dos voos deve seguir até o final do ano.

De acordo com a Casa Civil, responsável pelo processo, todos os imigrantes interiorizados têm documentação como CPF e carteira de trabalho, foram vacinados, fizeram exames de saúde e aceitaram participar voluntariamente da viagem.

A iniciativa conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Desde 2015, Roraima recebe um número crescente de venezuelanos. Em três anos e meio já são mais de 75 mil pedidos de refúgio ou residência temporária só no estado.

Compartilhe  

últimas notícias