Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo de SP fará busca ativa nas escolas para acelerar vacinação de crianças e 2ª dose em adolescentes

O governo de São Paulo fará uma busca ativa nas escolas para ampliar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 e a aplicação da segunda dose

Governo de SP fará busca ativa nas escolas para acelerar vacinação de crianças e 2ª dose em adolescentes
Governo de SP fará busca ativa nas escolas para acelerar vacinação de crianças e 2ª dose em adolescentes

Redação Publicado em 17/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h02


O governo de São Paulo fará uma busca ativa nas escolas para ampliar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 e a aplicação da segunda dose nos adolescentes. Postos volantes serão montados dentro de escolas públicas e privadas para facilitar a imunização desse público.

A ação, chamada de ‘Semana E’, irá ocorrer entre os dias 19 e 25 e deverá ser organizada pelas secretarias municipais de saúde.

“Nós temos um público ainda que não retornou para tomar a segunda dose, dentre eles, mais de 1 milhão de adolescentes que estão no Ensino Médio. Então, é muito importante também que a gente possa fazer essa busca ativa nas escolas também neste momento. Vacinar as crianças de 5 a 11 anos, mas também olhar para esses adolescentes que estão nesses ambientes”, disse, em entrevista coletiva nesta quarta (16), a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Segundo a coordenadora do PEI, os pais não precisarão estar presentes, mas deverão assinar o termo de concordância.

"Semana E" de vacinação de crianças nas escolas de São Paulo.  — Foto: Divulgação/Governo de SP

“Semana E” de vacinação de crianças nas escolas de São Paulo. — Foto: Divulgação/Governo de SP

Nesta quarta-feira (16), o estado de São Paulo atingiu 60% da vacinação de crianças de 5 a 11 anos do estado.

Cerca de 2,4 milhões de doses para esse grupo elegível já foram aplicadas, segundo o governo do estado.

Governador de SP participa de ações do Dia C da vacina contra a Covid em crianças  — Foto: Reprodução/TV Globo

Governador de SP participa de ações do Dia C da vacina contra a Covid em crianças — Foto: Reprodução/TV Globo

O estado espera que todos os 645 municípios participem da campanha. Só na capital paulista, mais de 1.000 escolas municipais podem ser palco dessa busca ativa.

No início da semana, à GloboNews, o secretário municipal da Saúde da capital, Edson Aparecido, disse técnicos da pasta já estudavam como viabilizar a ação.

De acordo com ele, em razão da grande quantidade de vacinados necessários, uma estratégia pensada hoje pelos técnicos é utilizar um dia da semana para cada região de diferente da capital paulista onde as crianças de 5 a 11 anos serão imunizadas.

Por exemplo: na segunda-feira, as escolas da Zona Sul; na terça, as da Zona Leste, e assim sucessivamente. “São muitas crianças, não temos como fazermos na cidade inteira, sem escalonar isso”, explicou o secretário.

Aparecido explicou que a ideia de adotar a busca ativa, mesmo com a cobertura vacinal alta quando comparada às de outras regiões do país, é tentar imunizar mais rapidamente esse contingente de quase 30% de crianças de 5 a 11 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias