Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo de SP estuda mudar calendário de vacinação contra Covid e antecipar 3ª dose em idosos no estado

O governo de São Paulo estuda alterar o calendário de vacinação no estado para começar a aplicar a terceira dose da vacina contra o coronavírus na população

Governo de SP estuda mudar calendário de vacinação contra Covid e antecipar 3ª dose em idosos no estado
Governo de SP estuda mudar calendário de vacinação contra Covid e antecipar 3ª dose em idosos no estado

Redação Publicado em 25/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h49


Ministério da Saúde anunciou nesta quarta (25) que a dose de reforço contra a Covid-19 começará a ser aplicada a partir de 15 de setembro em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos.

O governo de São Paulo estuda alterar o calendário de vacinação no estado para começar a aplicar a terceira dose da vacina contra o coronavírus na população idosa.

O Ministério da Saúde anunciou nesta manhã que vai começar a aplicar a terceira dose da vacina para população acima de 80 anos e pessoas imunossuprimidas a partir do dia 15 de setembro.

No caso do governo paulista, uma antecipação de data será definida em reunião do Programa Estadual de Imunização (PEI) nesta quinta (26), mas já foi recomendada pelo grupo de médicos e cientistas responsável pela condução da crise da Covid-19.

A gestão de João Doria (PSDB) desmobilizou a equipe, reduzindo o número de integrantes de 21 para 9. Entretanto, no último encontro com todos os participantes, foi discutida e aprovada a orientação.

“O comitê científico já discutiu esse assunto na reunião no final da semana passada. Ontem, eu participei de um almoço com o comitê científico, um dos temas foi esse, e amanhã, o que se combinou é a validação do posicionamento desse comitê científico no PEI, no grupo do PEI, no comitê do PEI, que é o programa estadual de imunização. Portanto, essa avaliação já foi feita pelo comitê científico. Ontem, eu fui comunicado dessa decisão num almoço, estavam todos os membros presentes e foi tomada a decisão de validar isso amanhã, na reunião do PEI. E o anúncio será feito nessa sexta-feira”, disse o governador João Doria nesta quarta.

Em coletiva de imprensa na sede do Instituto Butantan, a antecipação foi defendida pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

“Não é o reforço, é a terceira dose. É isso que nós temos discutido no nosso comitê científico. Essa discussão já vem ocorrendo há várias semanas e temos que antecipar. Estamos fazendo isso no momento correto, mas lembrando que nós fazemos todas essas estratégias, nós precisamos vacinas, nós não podemos ter nenhuma dose de vacina sendo retida por ninguém e muito menos pelo próprio ministério da saúde”, afirmou o secretário.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias