Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo de SP e Ministério da Saúde divergem sobre repasse de AstraZeneca; postos registram desabastecimento de 2ª dose

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo afirmou que o Ministério da Saúde deixou de enviar cerca de 1 milhão de doses da AstraZeneca que seriam destinadas

Governo de SP e Ministério da Saúde divergem sobre repasse de AstraZeneca; postos registram desabastecimento de 2ª dose
Governo de SP e Ministério da Saúde divergem sobre repasse de AstraZeneca; postos registram desabastecimento de 2ª dose

Redação Publicado em 10/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h48


A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo afirmou que o Ministério da Saúde deixou de enviar cerca de 1 milhão de doses da AstraZeneca que seriam destinadas para a aplicação da segunda dose no estado, o que provocou um “apagão de vacinas”. Mais de 90% dos postos de saúde da capital paulista registraram desabastecimento do imunizante nesta quinta-feira (9).

Já o Ministério da Saúde afirma que “não deve segunda dose de vacina Covid-19 da AstraZeneca ao estado de São Paulo”. Segundo o governo federal, o desabastecimento teria ocorrido porque o estado utilizou parte do imunizante destinado à segunda dose em aplicações de primeira dose.

O governo estadual disse durante a tarde que o estoque de AstraZeneca está zerado no estado. A pasta da Saúde alega também que enviou um ofício ao governo federal na última quinta-feira (2) cobrando a entrega do imunizante, mas não obteve resposta. Outro ofício foi enviado nesta quinta.

Em nota enviada no início da noite, o Ministério da Saúde respondeu que foram entregues ao estado de São Paulo, no total, 12,4 milhões de doses para primeira aplicação e 9,2 milhões de doses para segunda aplicação da AstraZeneca.

Os 2,8 milhões de doses 2 que completam o esquema vacinal não foram enviados “porque o prazo de intervalo entre a primeira e segunda dose só se dará no final do mês”.

O ministério acusa o governo estadual de usar vacinas destinadas para a segunda dose na aplicação de primeiras doses, o que teria provocado o desabastecimento.

“Dados inseridos por São Paulo no LocalizaSUS mostram que o estado utilizou como primeira dose vacinas destinadas à dose dois. O estado aplicou 13,99 milhões de dose 1 e 6,67 milhões de dose 2.”

Já a secretaria estadual alega que o prazo para a aplicação destas doses começou a vencer em 4 de setembro.

“A Secretaria de Estado da Saúde cobrou na última semana o órgão federal o envio destas doses para completar o esquema vacinal, conforme a bula do fabricante e diretriz do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Novo ofício foi enviado à pasta federal nesta quinta-feira (9)”, diz o texto.

A secretaria também diz que são necessários 3,2 milhões de vacinas da AstraZeneca para que o estado conclua os esquemas vacinais até outubro.

“Em eventual indisponibilidade de mais remessas da Astrazeneca, o estado aguarda envio imediato de doses da Pfizer para suprir esta demanda e concluir os esquemas em conformidade com a solução de intercambialidade indicada pelo próprio PNI do Ministério da Saúde”, afirma ainda a pasta.

Postos desabastecidos

A falta de segunda dose da vacina AstraZeneca afetou mais de 90% dos 535 postos de vacinação da cidade de São Paulo nesta quinta-feira (9), segundo levantamento feito pelo G1 com base nos dados disponibilizados no Filômetro. Dos postos em funcionamento na cidade, 496 registravam falta do imunizante até as 15h30.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, o problema ocorre após o Ministério da Saúde ter descumprido o cronograma de entrega de lote para segunda dose, o que provocou o desabastecimento.

A secretaria informou em nota que “recebe às 19h desta quinta-feira (9), do Governo do Estado, 254.556 doses da vacina Pfizer e 128.510 da Coronavac. Em relação a AstraZeneca, a SMS aguarda a entrega pelo Ministério da Saúde”.

A secretaria municipal calcula que sejam necessárias pelo menos 200 mil doses até sábado (11) para completar o esquema vacinal da população.

Na sexta (3), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai ficar duas semanas sem entregar doses de AstraZeneca para o Ministério da Saúde. Houve atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina. O composto é importado da China.

As próximas entregas da Fiocruz estão programadas para acontecer entre os dias 13 e 17 de setembro. A fundação informou que vai entregar 15 milhões de doses neste mês.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias