Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo de SP anuncia aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 60 anos a partir de 5 de abril

O governo de São Paulo anunciou neste domingo (27) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 60 anos a partir do dia 5 de

Governo de SP anuncia aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 60 anos a partir de 5 de abril
Governo de SP anuncia aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 60 anos a partir de 5 de abril

Redação Publicado em 28/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h14


O governo de São Paulo anunciou neste domingo (27) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 60 anos a partir do dia 5 de abril.

Em coletiva de imprensa durante a realização do chamado “domingão da vacinação”, o governador João Doria (PSDB) afirmou que cerca de 4,5 milhões de pessoas já poderão tomar essa segunda dose de reforço a partir dessa nova data.

Segundo a coordenador do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, a quarta dose poderá ser tomada apenas para quem já se imunizou há mais de quatro meses com a terceira dose.

O governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa com o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e a coordenadora do PEI em SP. — Foto: Reprodução/TV Globo

O governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa com o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e a coordenadora do PEI em SP. — Foto: Reprodução/TV Globo

O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que o público elegível dessa nova etapa poderá tomar a vacina da gripe em conjunto, sem o risco de ter reações adversas ou perda de eficácia de nenhum dos dois imunizantes.

“Os trabalhos científicos realizados destacaram, já no ano passado, que era possível aplicar as duas vacinas concomitantemente, sem risco de reações ou de perda de eficácia e proteção de um ou outra vacina. Então, dessa forma, estamos fazendo o que a Organização Mundial da Saúde (OMC) faz e preconiza, que é a possibilidade de dar concomitantemente a vacina da gripe e da Covid-19 sem qualquer risco”, afirmou o secretário.

O Ministério da Saúde havia anunciado a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos no último dia 23 de maio, para o público acima de 80 anos. Os imunizantes começaram a ser aplicados nessa faixa de idade no estado de SP dois dias antes do anúncio federal, em 21 de março.

Domingão da vacinação

O estado de São Paulo realiza neste domingo (27) um mega mutirão de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe, com o objetivo de elevar as taxas de imunização de crianças e adiantar a campanha contra a influenza entre os idosos.

A campanha chamada “Domingão da vacinação” acontece nos 645 municípios do estado e vai vacinar contra a Covid-19 crianças de 5 a 11 anos de idade e adultos que já possam tomar a terceira dose dos imunizantes contra o coronavírus e idosos com mais de 80 anos que já possam tomar a quarta dose.

Cerca de 5 mil Unidades Básicas de Saúde funcionarão das 7h às 19h no estado de São Paulo neste domingo (27).

O governo paulista também antecipa em uma semana a campanha de vacinação contra a gripe para idosos acima dos 80 anos, que poderão receber a vacina contra a influenza.

Segundo a secretaria da Saúde, os idosos acima de 80 anos que forem aos postos receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19, poderão receber simultaneamente a vacina contra a gripe de forma segura.

Endereços na capital

Na capital paulista, a imunização neste domingo (27) ocorrerá das 8h às 16h nas farmácias parceiras da avenida Paulista (nos números 2.371 e 266) e, das 8h às 17h, nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos, da Independência, Ceret e da Juventude.

Excepcionalmente neste domingo, as crianças poderão se vacinar nesses postos, além dos adolescentes e adultos.

Os demais endereços do estado de SP podem ser conferidos no site do governo de SP(veja aqui).Cada município tem um esquema especial de imunização aos finais de semana.

.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias