Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo brasileiro apoia Israel contra investigação de crimes na PalestinaQ

O governo brasileiro se alinhou a Israel e encaminhou ao Tribunal Penal Internacional (TPI) um ofício pedindo participação na apuração de supostos crimes

Governo brasileiro apoia Israel contra investigação de crimes na PalestinaQ
Governo brasileiro apoia Israel contra investigação de crimes na PalestinaQ

Redação Publicado em 15/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h57


Brasil enviou ofício ao Tribunal Penal Internacional (TPI) e pediu participação na apuração. Documento também tem argumentos pró-Israel

O governo brasileiro se alinhou a Israel e encaminhou ao Tribunal Penal Internacional (TPI) um ofício pedindo participação na apuração de supostos crimes cometidos pelo país judeu em seu território ocupado na Palestina . O documento enviado por autoridades brasileiras também apresenta argumentos a favor de Israel.

O ofício, datado desta sexta-feira (14), é assinado pela embaixadora do Brasil na Holanda, Maria Regina Cordeiro Dunlop, no qual ela diz que o Brasil quer participar como “amicus curiae” (amigo da corte) na apuração preliminar “A Situação no Estado da Palestina”.

O processo foi iniciado a partir de uma solicitação de cidadãos palestinos e as investigações pretendem determinar se Israel cometeu ou não crimes na ocupação da Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Além disso, serão investigados supostos crimes cometidos por ambos os lados durante o conflito na Faixa de Gaza em 2014.

Para Israel, o processo não tem validade jurídica. O resultado das ações, no entanto, tem deixado autoridades israelenses preocupadas com a derrota política que ele causaria para Tel Aviv .

No documento encaminhado pelo Brasil ao tribunal, a embaixadora diz que a corte internacional não deveria dar proseguimento ás investigações. A estratégia, segundo Dunlop, deveria ser dar por meio do diálogo político devido à complexidade da situação envolvendo Israel e Palestina.

IG

Compartilhe  

últimas notícias