Diário de São Paulo
Siga-nos

Globo fecha acordo para transmitir jogos do Brasileirão de mais cinco clubes em TV fechada

A Globo fechou nesta quinta-feira acordo para transmissão em TV fechada dos jogos de mais cinco clubes no Brasileirão: Ceará, Coritiba, Fortaleza, Juventude e

Globo fecha acordo para transmitir jogos do Brasileirão de mais cinco clubes em TV fechada
Globo fecha acordo para transmitir jogos do Brasileirão de mais cinco clubes em TV fechada

Redação Publicado em 07/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h05


Ceará, Coritiba, Fortaleza, Juventude e Santos terão partidas exibidas no SporTV de 2022 a 2024. Outras três equipes que estão sem contrato receberam propostas de modelo idêntico

A Globo fechou nesta quinta-feira acordo para transmissão em TV fechada dos jogos de mais cinco clubes no Brasileirão: Ceará, Coritiba, Fortaleza, Juventude e Santos. O contrato é válido de 2022 a 2024.

As cinco equipes tiveram seus acordos rescindidos com a Turner, que desistiu de permanecer com os direitos do principal torneio nacional. O novo contrato garante a exibição das partidas dos times no SporTV.

Santos e Juventude se enfrentam: clubes terão jogos no SporTV a partir de 2022 — Foto: Luiz Erbes/AGIF

Santos e Juventude se enfrentam: clubes terão jogos no SporTV a partir de 2022 — Foto: Luiz Erbes/AGIF

Com as novas adesões, três clubes, que também tiveram encerrados os acordos com a Turner, permanecem até o momento sem contrato para transmissão em TV fechada a partir de 2022: Athletico-PR, Bahia e Palmeiras.

O modelo de contrato oferecido pela Globo é idêntico para todos. Com objetivo de obter equilíbrio maior nos acordos, para que seja reduzida a distância entre os que recebem mais e os que recebem menos, os contratos já fechados e os que foram ofertados aos demais clubes que ainda não têm acertos concluídos seguem o seguinte modelo:

  • 40% da verba dividida igualmente entre os clubes
  • 30% da verba distribuída de acordo com a colocação no campeonato
  • 30% da verba proporcional ao número de jogos transmitidos

A Globo já fez propostas a Athletico-PR, Bahia e Palmeiras. Segundo a empresa, não há possibilidade de alterar o modelo de percentuais já oferecido aos demais clubes.

– Essa proposta tem sido apresentada para todos os clubes que retomaram os direitos na TV por assinatura. Mantivemos esse modelo em todas as aquisições negociadas ao longo dos últimos anos por coerência, por respeito aos clubes que já têm acordo com a Globo e pelo propósito de construir um modelo coletivo – afirma Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos esportivos da Globo.

Clássico entre Ceará e Fortaleza: clubes assinaram contrato com a Globo — Foto: Kely Pereira/AGIF

Clássico entre Ceará e Fortaleza: clubes assinaram contrato com a Globo — Foto: Kely Pereira/AGIF

A Globo tem contrato assinado até 2024 para transmissão em TV aberta de todos os clubes da Série A e para exibição em pay-per-view de jogos de 19 equipes – a exceção é o Athletico-PR.

Na TV fechada, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Juventude e Santos se juntarão em 2022 a América-MG, Atlético-GO, Atlético-MG, Bragantino, Chapecoense, Corinthians, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, São Paulo e Sport, com os quais a Globo já tinha contrato, além de equipes que estão na Série B este ano.

Veja o comunicado da Globo:

“A Globo fechou acordo com Santos, Juventude, Ceará, Fortaleza e Coritiba (atual líder da Série B) para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro pelo SporTV, na TV por assinatura, para o período de 2022 a 2024. As negociações aconteceram dentro do modelo 2019-24 de divisão de receitas que desenvolvemos em parceria com os clubes para a Série A.

É um modelo estabelecido para esse ciclo contratual com o objetivo de construir um padrão coletivo, claro e com avanços no equilíbrio – 40% dos valores divididos igualmente entre todos os clubes, 30% conforme a performance do time e outros 30% pelo número de aparições na TV”.

Confira a posição dos clubes:

Ceará – Robinson de Castro, presidente

– A Turner optou por sair, foi uma decisão deles, unilateral e ficamos com os direitos livres de 2022 a 2024. A Globo tinha interesse de transmitir na TV fechada e ficamos felizes porque a Globo sempre foi um grande parceiro do futebol brasileiro e sempre teve um olhar diferente para o futebol. Fechamos contrato com TV aberta primeiro e agora fechamos a TV fechada também, e o torcedor vai poder acompanhar os jogos do Vozão pelo SporTV. Foi uma decisão rápida, houve o interesse da Globo e imediatamente optamos por eles. É uma parceria histórica e sabemos que estamos tratando com uma empresa com um olhar diferenciado para o futebol.

Fortaleza – Marcelo Paz, presidente

– O Fortaleza fechou o acordo para os anos de 2022 a 2024 em TV fechada com a Globo. Nós já tínhamos contrato com a emissora, valendo para esses mesmos anos com TV aberta e pay-per-view. Então entendemos que era um movimento natural, considerando que após o encerramento do contrato Turner, a Globo nos procurou, apresentando as mesmas condições, o mesmo modelo de contrato que tinha com os clubes que já têm contrato com a TV fechada. Entendemos que era o movimento correto a se fazer, sem deixar o Fortaleza desguarnecido de um importante direito de TV que tem influência no orçamento. Agradecemos ao Grupo Globo pela confiança, por fortalecer essa parceria com o clube e que os nossos torcedores possam acompanhar, se Deus quiser, que possamos permanecer na Série A ao longo desses anos, nosso jogos na TV Globo, no SporTV e no Premiere.

Coritiba – Nota oficial

“O Coritiba anuncia ter fechado contrato com a Rede Globo referente aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o período de 2022 a 2024

Os direitos negociados são referentes a TV aberta, fechada e pay-per-view e atendem aos valores esperados pelo clube, considerando o cenário econômico atual e a nova distribuição dos “players” nesse mercado”.

* A reportagem também entrou em contato com Juventude e Santos, e o texto será atualizado assim que os clubes responderem.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias