Diário de São Paulo
Siga-nos

GE analisa: quem ganhou, quem perdeu, quem brilhou e quem decepcionou na rodada #28

Com 23 de 27 pontos possíveis no returno, o Palmeiras provou neste sábado que é mesmo o mais forte candidato ao título brasileiro - mesmo ainda em meio à

GE analisa: quem ganhou, quem perdeu, quem brilhou e quem decepcionou na rodada #28
GE analisa: quem ganhou, quem perdeu, quem brilhou e quem decepcionou na rodada #28

Redação Publicado em 08/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h39


Palmeiras abre três pontos, Inter vacila, Flamengo volta à briga, São Paulo se complica, Grêmio perde chance e Atlético-MG dá adeus ao título do Campeonato Brasileiro

Com 23 de 27 pontos possíveis no returno, o Palmeiras provou neste sábado que é mesmo o mais forte candidato ao título brasileiro – mesmo ainda em meio à disputa da Libertadores. Com organização tática, sem se expor e nem levar sustos, o Verdão de Luiz Felipe Scolari acabou com um jejum de 16 anos sem vencer o São Paulo no Morumbi. A vitória por 2 a 0 o deixa três pontos acima do vice-líder Inter, quatro do Flamengo e do próprio São Paulo e cinco do Grêmio.

A dez rodadas do fim – portanto, com 30 pontos ainda em disputa para cada -, esses cinco primeiros seguem na luta pelo título. Mas é inegável que o viés do São Paulo é de queda. O Tricolor paulista tem apenas duas vitórias no returno, sendo a última há cinco rodadas. Diego Aguirre saiu chamado de “burro”.

Odair Hellmann, técnico do Inter, viu seu time levar a virada do Sport na Ilha do Retiro — Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG

Odair Hellmann, técnico do Inter, viu seu time levar a virada do Sport na Ilha do Retiro — Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG

O Inter, que vinha como principal adversário do São Paulo, perdeu de virada do Sport no Recife. E que ironia: Colorado e Tricolor paulista se enfrentarão no domingo, no Beira-Rio, não mais com status de “final antecipada”, como o jogo vinha sendo visto, e sim como uma chance de redenção para ambos.

Renato Portaluppi saiu decepcionado com o empate do Grêmio diante do Bahia em Porto Alegre — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Renato Portaluppi saiu decepcionado com o empate do Grêmio diante do Bahia em Porto Alegre — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

E o outro gaúcho na disputa, o Grêmio, perdeu uma oportunidade de ouro de se aproximar do líder, ao empatar com o Bahia em casa por 2 a 2 – chegou a estar perdendo por 2 a 0.

Flamengo venceu o Corinthians por 3 a 0 em Itaquera, com dois gols de Paquetá — Foto: Agência Estado

Flamengo venceu o Corinthians por 3 a 0 em Itaquera, com dois gols de Paquetá — Foto: Agência Estado

Quem acordou foi o Flamengo. A vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians (a maior derrota do time paulista em Itaquera na história) deixou o Rubro-Negro a quatro pontos do Palmeiras. E eles ainda têm confronto direto, daqui a três rodadas, no Maracanã.

Já o Atlético-MG deu adeus ao sonho do título. Com a derrota para a Chapecoense fora de casa, fica a 11 pontos do líder Palmeiras. Na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, nenhum time jamais tirou tamanha desvantagem a dez rodadas do fim para ficar com o troféu.

A 28ª rodada ainda tem três jogos a serem disputados:

  • Fluminense x Paraná, nesta segunda-feira, no Maracanã;
  • Botafogo x Vasco, terça, no Nilton Santos;
  • Cruzeiro x Ceará, no Mineirão, só em 24 de outubro.

Quem ganhou

Toda uma geração de jovens torcedores do Palmeiras enlouqueceu com a vitória sobre o São Paulo, por 2 a 0, gols de Gustavo Gómez e Deyverson. Os motivos:

  • Há 16 anos o Palmeiras não vencia o São Paulo no Morumbi (ou seja, quem tem 20 anos era bem novinho na última vez que isso havia acontecido, em 2002);
  • Com a vitória, o Palmeiras abriu três pontos de vantagem para o segundo colocado, o Inter;
  • De quebra, a vitória serviu para jogar o rival São Paulo numa crise. Com quatro rodadas sem vitória, o campeão do primeiro turno agora está a quatro pontos da liderança. Diego Aguirre foi chamado de “burro”. E o próximo jogo do Tricolor é contra o Inter em Porto Alegre…
Os gols de São Paulo 0 x 2 Palmeiras pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro

Os gols de São Paulo 0 x 2 Palmeiras pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro

Outro torcedor que comemorou demais foi o do Flamengo. Na segunda partida sob o comando de Dorival Júnior, o time meteu 3 a 0 no Corinthians em Itaquera – a pior derrota da equipe paulista em sua moderna arena. Foram dois gols de Lucas Paquetá e um de Renê, já no final.

Flamengo vence o Corinthians em Itaquera e mantém vivo sonho do título brasileiro

Flamengo vence o Corinthians em Itaquera e mantém vivo sonho do título brasileiro

O Flamengo, com isso, demonstrou que está na briga, sim, pelo título brasileiro. O desafio é mostrar consistência, regularidade. O clássico contra o Fluminense, sábado, no Maracanã, será fundamental para que o time consiga se afirmar.

Outros destaques:

  • O Santos venceu o Vitória em Salvador e segue firme na luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem. O time de Cuca, segundo colocado no returno, atrás apenas do Palmeiras, agora tem 39 pontos, seis a menos do que o Atlético-MG, último do G-6.
  • O Atlético-PR não está muito atrás do Peixe, não. Depois de perder na Vila com um pênalti polêmico, o Furacão goleou o América-MG de Adilson Batista por 4 a 0 e subiu para nono, com 36 pontos. Sua meta ainda é o título da Copa Sul-Americana. Mas ainda pode sonhar com vaga na Libertadores via Brasileirão, principalmente se o G-6 virar G-7 com um título do Grêmio ou do Palmeiras na Libertadores.
  • Com um gol de Doffo aos 48 minutos do segundo tempo, a Chapecoense venceu o Atlético-MG em casa, foi a 31 pontos e saiu da zona do rebaixamento, ainda que com um jogo a mais do que Ceará e Vasco, que ainda não jogaram na rodada.
  • O Sport segue em penúltimo, mas mostrou na sexta-feira que ainda tem fôlego para brigar para não cair, ao vencer o Inter de virada. O torcedor que foi à Ilha do Retiro saiu satisfeito com a raça do Leão.
  • Mas, nessa luta para não cair, ninguém fez mais bonito do que o Bahia, que vinha vencendo e segurando o Grêmio até sofrer empate num pênalti inexistente, visto apenas pelo árbitro Rodolpho Toski Marques (um dos piores dentre os piores do Brasileirão). O tricolor baiano não volta com os três pontos a Salvador, mas deixa claro que tem time para se salvar do rebaixamento.

Quem perdeu

Há dez dias, o São Paulo era líder do Brasileirão. Hoje, é quarto – e só não caiu para quinto porque o Grêmio perdeu em casa para o Bahia. Já são quatro rodadas seguidas do Tricolor paulista sem vitória, mas esta última foi traumatizante: derrota para o rival Palmeiras, quebrando um tabu de 16 anos no Morumbi. No final, o técnico Diego Aguirre foi chamado de burro. E tentou explicar o momento do São Paulo:

Diego Aguirre concede entrevista coletiva após derrota do São Paulo para o Palmeiras

Diego Aguirre concede entrevista coletiva após derrota do São Paulo para o Palmeiras

O Inter, que vinha sendo o principal adversário do São Paulo na luta pelo título, ainda é o segundo, mas agora a três pontos do líder Palmeiras. Abrindo a rodada na sexta-feira, o Colorado saiu na frente do Sport na Ilha do Retiro, mas tomou a virada no segundo tempo. Domingo, Inter e São Paulo se enfrentam no Beira-Rio num duelo com cara de mata-mata: quem perder pode ficar emocionalmente abalado a ponto de ficar sem forças para seguir lutando pelo título.

Inter perde de 2 a 1 para o Sport e não alcança liderança do Brasileirão

Inter perde de 2 a 1 para o Sport e não alcança liderança do Brasileirão

O Grêmio fez o que não costuma fazer: entrou desatento e tomou um gol de cobrança de lateral logo no início do jogo contra o Bahia. O time de Renato Gaúcho, atual campeão da Libertadores e novamente na condição de semifinalista do torneio continental, parecia achar que venceria o Bahia quando quisesse. Mas o Bahia demonstrou brio. E quando o Grêmio perdeu Everton lesionado ainda no primeiro tempo, veio o desespero, que cresceu com o segundo gol do Bahia. O empate veio no fim com um pênalti polêmico (o comentarista Paulo César de Oliveira, da Rede Globo, disse que “há um contato” de Gregore em Marinho, mas nenhum puxão ou empurrão, e que, por isso, não marcaria penalidade). Um resultado decepcionante para quem ainda sonha ganhar Brasileirão e Libertadores na mesma temporada. E tem bola pra isso.

Quem brilhou

Lucas Paquetá vinha passando por uma fase conturbada, sendo cobrado pelo torcedor mais exigente. Dois gols contra o Corinthians em Itaquera, porém, podem servir para selar as pazes do meia com o rubro-negro. Futebol, ele tem.

Paulo Victor fez defesa impressionante em falta cobrada por Zé Rafael nos acréscimos, evitando a derrota do Grêmio para o Bahia em Porto Alegre. Mas quem entra na seleção da rodada é César, do Flamengo, responsável por três defesas difíceis quando o jogo contra o Corinthians ainda estava 0 a 0 em Itaquera.

Os jovens Diego Ferreira (22 anos) e Bruno Guimarães (20) tiveram as notas mais altas na avaliação dos jornalistas do GloboEsporte.com na vitória do Atlético-PR sobre o América-MG por 4 a 0, na Arena da Baixada. Ambos ganharam 9,0.

Seleção da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro — Foto: GloboEsporte.com

Seleção da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro — Foto: GloboEsporte.com

Quem decepcionou

Nenê vinha sendo “o cara” do time do São Paulo. Se o campeonato tivesse acabado no primeiro turno, com o título do Tricolor, ele facilmente seria eleito o melhor jogador da competição. Mas a lesão de Everton desestruturou a equipe de Aguirre, e quem mais perdeu foi Nenê. Na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras no Morumbi, foi sacado ainda no intervalo.

No Corinthians, em sua maior derrota em Itaquera (3 a 0 para o Flamengo), o time inteiro foi mal, muito mal. Gabriel na lateral direita foi um desastre, Mateus Vital perdeu uma chance de ouro quando o jogo ainda estava 0 a 0 e Jadson esteve muito preso à marcação. Na primeira partida final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, quarta-feira, no Mineirão, precisarão fazer muito mais.

Números e curiosidades

A derrota do Internacional para o Sport fez cair uma invencibilidade curiosa de Rodrigo Dourado. Desde que ele assumiu a braçadeira de capitão, no empate contra o Grêmio, na 5ª rodada, ele ainda não tinha perdido com a camisa do Inter. Eram 20 jogos, com 14 vitórias e seis empates. Nas derrotas para América-MG e Chapecoense ele não esteve em campo.

Em dia de arena lotada e estreia do terceiro uniforme, o Corinthians sofreu a sua maior derrota em Itaquera. Diante do Flamengo, o Timão perdeu por 3 a 0, sendo a primeira vez que um time consegue marcar mais de dois gols em uma derrota alvinegra. O Corinthians já havia tomado três gols na arena, mas em vitórias (5 a 3 contra a Penapolense, e 4 a 3 contra o Sport).

O Atlético-PR trocou “Furacão” por “Brasil” em uma faixa no setor superior e formou a frase “Vamos todos juntos por amor ao Brasil”. Além disso, os jogadores também usaram uma camisa amarela com essa frase na entrada em campo. Detalhe: o zagueiro Paulo André, o mais politizado dos jogadores, não participou da campanha.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias