Diário de São Paulo
Siga-nos

Fux defende busca pela mediação em processos judiciais

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a conciliação e outros meios de solução consensual de conflitos poderão ser usados para solucionar

Fux defende busca pela mediação em processos judiciais
Fux defende busca pela mediação em processos judiciais

Redação Publicado em 31/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h40


Ministro participou de videoconferência, na qual abordou efeitos da crise provocada pelo coronavírus. Fux defendeu preservação dos ‘meios de subsistência da população’.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a conciliação e outros meios de solução consensual de conflitos poderão ser usados para solucionar as demandas judiciais provocadas pela crise causada pelo novo coronavírus.

Fux participou de uma videoconferência com investidores e foi questionado sobre os efeitos da crise para a economia.

Na videoconferência, afirmou que “não há juiz que vá despejar por falta de pagamento” e que os contratos “não serão abruptamente rompidos”.

“Aplicar só a lei não possibilita o juiz, num momento desse, de proferir uma solução justa. É preciso que haja outro instrumento, ainda que seja mediado pelo magistrado […] para chegar a uma boa solução. Não há juiz que vá despejar por falta de pagamento. Não há contratos que serão abruptamente rompidos. As pessoas vão ter que se acostumar com a negociação”, afirmou

O vice-presidente do STF lembrou ainda que está previsto na lei que orienta a aplicação do Direito no Brasil que as decisões judiciais devem ser tomadas levando-se em conta os efeitos que elas terão para a sociedade.

Compartilhe  

últimas notícias