Diário de São Paulo
Siga-nos

Funcionário de agência pede desculpa para modelo após sugerir diminuir volume de cabelo

O funcionário da agência que enviou um áudio para uma modelo negra de Itapetininga (SP), sugerindo que ela diminuísse o volume do cabelo para um trabalho,

FUNCIONARIO
FUNCIONARIO

Redação Publicado em 12/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h20


Jovem de 27 anos de Itapetininga (SP) recebeu mensagem depois que se candidatou para uma vaga de recepcionista de um evento em restaurante de SP. Após repercussão, funcionário ligou para a jovem e disse que foi apenas um mal-entendido.

O funcionário da agência que enviou um áudio para uma modelo negra de Itapetininga (SP), sugerindo que ela diminuísse o volume do cabelo para um trabalho, ligou para a jovem na manhã deste sábado (12) e pediu desculpas pela maneira como se expressou, segundo a modelo contou ao G1.

“Ele se desculpou, eu desculpei. Quem sou eu para não desculpar? Mas assim, pra mim, é um racismo e omissão. Ele falou, falou, falou, mas acho que ele não conseguiu identificar onde foi o erro dele”, conta Bruna.

No áudio divulgado por Bruna Campos nesta sexta-feira (11), é possível ouvir o momento em que o funcionário afirmou que ela seria perfeita para trabalhar como recepcionista de um evento em um restaurante em São Paulo. Mas ele chegou a perguntar o que a modelo poderia fazer para diminuir o volume do cabelo. (Ouça abaixo)

“Você é perfeita, só que o que você consegue fazer nesse cabelo para ele diminuir um pouco o volume, o tamanho. Você entende minha pergunta? É porque não dá para colocar chapéu nem boné”, disse o homem.

Em seguida, ele afirmou: “é lindo seu cabelo, combina com você, tudo certo, mas eu estou vendo para aquela casa, entendeu? Horário de almoço, de dia, a gente precisa ter alguma coisa mais discreta.”

Na conversa, o homem ainda comentou que “o seu cabelo chama muita atenção” e Bruna respondeu: “meu cabelo é afro”.

Modelo de Itapetininga denunciou racismo após mensagem de funcionário de agência no WhatsApp — Foto: WhatsApp/Reprodução

Modelo de Itapetininga denunciou racismo após mensagem de funcionário de agência no WhatsApp — Foto: WhatsApp/Reprodução

Depois de receber a mensagem, a jovem de 27 anos disse que ficou magoada com a fala do funcionário e decidiu compartilhar o caso nas redes sociais. Após a repercussão, o homem entrou em contato com Bruna e se posicionou.

Segundo a modelo, o homem disse para ela que não teve a intenção de ofender, pelo contrário, que ele a achava muito bonita e inclusive trabalhava com várias modelos negras. Ele também afirmou à Bruna que não era racista e que apenas se expressou mal ao falar do cabelo dela.

Jovem de Itapetininga denunciou racismo na web após áudio de funcionário de agência — Foto: Arquivo pessoal

Jovem de Itapetininga denunciou racismo na web após áudio de funcionário de agência — Foto: Arquivo pessoal

“A galera está comentando que era restaurante, que tinha que prender o cabelo mesmo, mas no áudio, em nenhum momento ele pediu para prender, amarrar. Apenas perguntou o que eu poderia fazer ‘nesse cabelo’, que era muito chamativo, de dia”, lembra a modelo.

G1 entrou em contato com o funcionário da agência, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Divulgação na web

A jovem, que também faz faculdade de fisioterapia em Sorocaba (SP), explicou nas redes sociais que decidiu tornar o caso público para mostrar que ainda existe racismo na sociedade.

Para a estudante, que ganhou cerca de 3 mil seguidores no Instagram desde a repercussão do áudio e apoio de vários internautas, o questionamento do funcionário foi racista pela maneira como ele falou sobre o cabelo dela.

“A maneira que ele se expressa sem um pingo de empatia. Qual a dificuldade de falar: ‘a gente gostou do seu perfil, mas teria problema de você colocar uma touca por ser restaurante?’ […] mas foi totalmente ao contrário e foi o que me surpreendeu”, contou nas redes sociais.

Bruna, de Itapetininga, fez stories no Instagram para falar sobre racismo  — Foto: Instagram/Reprodução

Bruna, de Itapetininga, fez stories no Instagram para falar sobre racismo — Foto: Instagram/Reprodução

O áudio divulgado por Bruna foi compartilhado por outras páginas nas redes sociais e, em uma delas, teve mais de 88 mil curtidas.

A cantora Vanessa da Mata, e os ex-bbbs Rízia Cerqueira e João Pedrosa também comentaram a publicação com mensagens de apoio.

“Já vi tanto isso! ‘Afe’ e quantos salões falavam isso? Que ódio”, comentou a cantora. “Já passei tanto por isso que não tenho mais um pingo de forças pra debater sobre”, disse a ex-bbb Rízia.

Bruna Campos é de Itapetininga (SP) e faz faculdade de fisioterapia em Sorocaba — Foto: Arquivo pessoal

Bruna Campos é de Itapetininga (SP) e faz faculdade de fisioterapia em Sorocaba — Foto: Arquivo pessoal

Bruna também disse que não teve o objetivo de difamar a agência com a ação e, por isso, não divulgou o nome do funcionário e nem do restaurante para o qual iria trabalhar.

Agora, a estudante informou que não trabalharia para essa agência mesmo que fosse contratada. Também disse que ainda não pretende registrar um boletim de ocorrência ou tomar alguma medida jurídica sobre o caso.

“Eu não quero citar nomes porque vão querer que eu denuncie, que eu abra BO, que eu entre na Justiça, mas não é o que eu quero. Eu só quero que a sociedade nos respeite, tenha um pouco de empatia com nós negros.”

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

Tags Cultura

últimas notícias