Diário de São Paulo
Siga-nos

Fumaça de queimadas na região do Pantanal deve chegar ao Rio neste sabado

RIO - As queimadas que consomem a vegetação do Pantanal há um mês podem impactar o Rio de Janeiro a partir deste sábado. Isso porque a fumaça das chamas no

Fumaça de queimadas na região do Pantanal deve chegar ao Rio neste sabado
Fumaça de queimadas na região do Pantanal deve chegar ao Rio neste sabado

Redação Publicado em 19/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 16h11


Chegada de frente fria pode dar origem a “chuva preta” devido à nuvem carregada de fuligem

RIO – As queimadas que consomem a vegetação do Pantanal há um mês podem impactar o Rio de Janeiro a partir deste sábado. Isso porque a fumaça das chamas no centro-oeste do Brasil pode ser transportada para a região sudeste, chegando ao estado fluminense, de acordo com a MetSul Meteorologia. A chegada de uma frente fria com precipitações pode causar, ainda, a “chuva preta”.

A previsão é de que a fumaça chegue ao Rio transportada pelo corredor de umidade vindo da Amazônia, passando pelo Pantanal e atingindo também São Paulo e o sul de Minas Gerais. Já as possíveis alterações no cenário ocorrem devido ao encontro com a frente fria que se aproxima, e derruba as temperaturas a partir deste domingo. Já no início da tarde é possível ter chuva no Rio, de acordo com o Climatempo.

A preciptação combinada à fumaça que dá origem à água de tons mais escuros, como aconteceu em estados do sul do país nesta semana. Isso ocorre a partir da união da fuligem ou do chamado carbono negro (soot) vindos da queima que, suspenso na atmosfera, à chuva, segundo a MetSul Meteorologia.

Outro efeito da fumaça da queimada no Rio de Janeiro é a possibilidade do céu ficar mais escuro. Isto pode acontecer uma vez que as nuvens carregadas pela chuva se misturam com a fumaça. O fenômeno não será como o ocorrido em cidades da Califórnia, como São Francisco, em que o céu ficou encoberto e com tonalidade laranja. Este tom surge quando há o encontro com um nevoeiro costeiro. Como a tendência é que a fumaça perca força antes de atingir o litoral, o efeito não deve ocorrer.

O tempo nos próximos dias

De acordo com o Climatempo, a previsão é de que o tempo mude no Rio a partir da tarde deste sábado. O dia começou com o sol encoberto em alguns pontos. Já no início da tarde pode haver pancadas de chuva, se estendendo até a noite. Já as temperaturas permanecem altas, com máxima de 36 graus e mínima de 21 graus.

A partir deste domingo o tempo muda totalmente. A temperatura tem forte queda, variando entre 18 graus e 24 graus. A chuva ganha força e permanece ao longo de todo o dia. A segunda-feira será mais chuvosa e mais fria. A temperatura vai ficar entre a máxima de 22 e a mínima de 17 graus. Já a chuva ganha força e marca presença ao longo de todo o dia.

Na terça-feira, a temperatura se mantém baixa, com máxima de 22 graus e mínima de 16 graus. As chuvas tendem a diminuir, mas não vão embora e permanecem durante todo o dia. O sol volta a aparece na quarta-feira, ainda de maneira tímida encoberto pelas nuvens. As chuvas podem aparecer a qualquer hora. A temperatura sobe um pouco, com máxima de 25 graus e mínima de 17 graus.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias