Diário de São Paulo
Siga-nos

Francis Ngannou garante: após UFC 270, não luta mais sob atual contrato

Atual campeão linear do peso-pesado, Francis Ngannou pode fazer, no UFC 270, sua última luta pelo Ultimate. No próximo dia 22 de janeiro, o camaronês enfrenta

Francis Ngannou garante: após UFC 270, não luta mais sob atual contrato
Francis Ngannou garante: após UFC 270, não luta mais sob atual contrato

Redação Publicado em 14/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h12


Atual campeão linear do peso-pesado, Francis Ngannou pode fazer, no UFC 270, sua última luta pelo Ultimate. No próximo dia 22 de janeiro, o camaronês enfrenta o campeão interino Ciryl Gané no que é, teoricamente, o último compromisso de seu contrato vigente com a organização; uma vitória, no entanto, resulta numa extensão automática do acordo. Apesar disso, o “Predador” garante que não voltará ao octógono se os termos continuarem os mesmos.

– Não, eu não vou lutar por US$ 500 mil, US$ 600 mil mais. Acabou. Eu aceitei esta luta por motivos pessoais, porque quero garantir que, independentemente de ser justo, posso defender meu caso que completei as lutas – afirmou categoricamente o campeão linear ao canal de TV americano “Espn” nesta quinta-feira.

A luta contra Gané será a oitava de um contrato de oito lutas assinado por Ngannou em dezembro de 2017. Uma derrota deixaria o camaronês com passe livre restrito: o UFC tem direito a um período de negociação exclusiva de 90 dias; caso não haja um acordo durante esta janela, o lutador fica livre para negociar com outras organizações de combate.

Uma vitória, contudo, aciona um dispositivo chamado de “cláusula de campeão”, que estende o contrato por três lutas ou um ano. O encerramento legal do contrato nessa situação é nebuloso. Segundo Marquel Martin, empresário de Ngannou, há linguagem no acordo que determina que ele não pode durar mais do que cinco anos. No entanto, o UFC tem direito de estender o contrato se Ngannou recusar lutas, algo que ele garantiu que faria caso não haja uma renegociação dos termos.

Os dois lados se reuníram múltiplas vezes nos últimos anos, mas não conseguiram acertar um novo contrato. Além da questão financeira, Ngannou também quer uma cláusula que o permita competir no boxe profissional. Há interesse público de astros do esporte – incluindo Tyson Fury, campeão mundial peso-pesado do Conselho Mundial de Boxe – em duelos com Ngannou. O campeão linear dos pesados jura que deseja renovar com o UFC e que a organização seja parte em qualquer promoção de luta sua no ringue.

– Cem por cento (preciso poder lutar boxe). Nós estamos discutindo isso há anos. Parece que eles estão OK com isso. Vamos ser sinceros, acredito que, o que quer que você faça, independente do evento, se o UFC estiver envolvido vai ser maior. Não há dúvidas. Então, sim, se eu lutar boxe, gostaria que o UFC estivesse junto. Sinceramente, o único motivo de estarmos aqui é que, em algum ponto, não houve boa fé nisso. Não entendo por que não conseguimos chegar a um acordo – declarou Ngannou.

UFC 270
22 de janeiro de 2022, em Anaheim (EUA)
CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Francis Ngannou x Cyril Gane
Peso-mosca: Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo
Peso-pena: Ilia Topuria x Charles Jourdain
Peso-pesado: Greg Hardy x Sergey Spivak
Peso-galo: Cody Stamann x Said Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR (20h15, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Michel Pereira x André Fialho
Peso-médio: Rodolfo Vieira x Wellington Turman
Peso-galo: Raoni Barcelos x Victor Henry
Peso-galo: Tony Gravely x Saimon Oliveira
Peso-meio-médio: Jack della Maddalena x Adversário a ser anunciado
Peso-leve: Matt Frevola x Genaro Valdez
Peso-médio: Michael Morales x Trevin Giles
Peso-palha: Kay Hansen x Jasmine Jasudavicius
Peso-palha: Silvana Juarez x Vanessa Demopoulos

.

.

.

.

.

GE

Compartilhe  

últimas notícias