Diário de São Paulo
Siga-nos

Francês esfaqueado por garoto de programa não queria pagar por sexo, diz acusado

O garoto de programa Maurício Aparecido Vieira Alcântara, de 42 anos, preso neste sábado, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, acusado de esfaquear

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 25/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h00


O comissário de bordo está internado na UTI do Hospital municipal Miguel Couto, na Gavea

O garoto de programa Maurício Aparecido Vieira Alcântara, de 42 anos, preso neste sábado, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, acusado de esfaquear um cliente em Ipanema, na Zona Sul do Rio, na noite da última segunda-feira, confessou o crime e disse que foi motivado por um desentendimento entre ele e a vítima, o comissário de bordo francês Claude Arnaud Franck Lahanque, de 56 anos. Claude permanece internado na UTI do Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.

Na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), para onde foi levado, Maurício contou que conheceu o francês pelo aplicativo Grindr. Como ele estava pela Zona Sul, Claude, segundo o garoto de programa, mandou uma mensagem e pediu que ele fosse até sua casa. O programa ficou combinado por R$ 200, segundo o depoimento.

Maurício disse ainda que, na hora do sexo, eles se desentenderam, Claude teria reclamado, se negado a pagar pelo programa e debochado do garoto de programa. Foi nesse momento que Maurício, em um momento de raiva, teria pego uma faca e esfaqueado o cliente, segundo contou em depoimento.

“A gente está investigando se de fato o desentendimento por valores foi a motivação, mas isso não lhe dá o direito de quase matar uma pessoa”, afirmou Patrícia da Costa Araújo de Alemany, delegada titular da Deat.

Maurício já tem três passagens pela polícia pelo mesmo crime. Alemany também fez um alerta às pessoas que utilizam aplicativos de relacionamento: “Que as pessoas tomem cuidado nesses aplicativos. Saiam, vão para um lugar público, conheçam a pessoa primeiro e, depois, levem para suas casas”.

A delegada disse ainda que, desde o início das investigações, a Polícia Civil está falando diretamente com o Consulado Geral da França.

A Secretaria municipal de Saúde informou que Claude está consciente e em acompanhamento na Unidade Intensiva do Hospital Municipal Miguel Couto e que seu quadro é estável.

O Consulado Geral da França afirmou que está em contato com a polícia e a família da vítima, que mora em Paris, desde o ocorrido. Claude estava no Brasil desde 8 de outubro. Ele é comissário de bordo há quase 30 anos na companhia aérea Air France. O francês ficará no Brasil até o próximo dia 15 de novembro.

Ainda segundo o consulado, ele gosta muito do Rio de Janeiro, tem muitos amigos na cidade, já visitou muitas vezes, mesmo quando não está a trabalho.

Crime após 20 minutos de encontro

Após trocar algumas conversas pedldo aplicativo, o acusado foi até o apartamento do comissário de bordo que fica na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema. Ainda de acordo com a Deat, após 20 minutos, Alcântara fugiu do apartamento. Em seguida, Claude Arnaud desceu pelas escadas esfaqueado e banhado de sangue. O francês foi socorrido pelos moradores do residencial.

De acordo com a chefe da Deat, a faca utilizada no crime foi encontrada no local e digitais do suspeito foram encontradas no apartamento da vítima. Segundo a polícia, o material genético do suspeito foi comparado no Instituto de Identificação Félix Pacheco (IIFP), que deu positivo.

Suspeito de outros crimes

Após cometer o crime, Alcântara que é natural de Araçatuba, em São Paulo, voltou para São João de Meriti, entregou o quarto que alugava e destruiu o celular que usava para fazer programas. Por cinco dias o acusado foi monitorado e hoje ele foi preso na casa de uma amiga na mesma cidade.

“Esse suspeito já fez outros crimes nos últimos três anos. Ele marca o encontro com as vítimas, homens e mulheres, e cometem esse tipo de crime. Os clientes são esfaqueados e ele foge”, lembra a delegada. Inclusive, Alcântara já havia sido preso antes pelo menos crime.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias