Diário de São Paulo
Siga-nos

França se prepara para retomada do turismo

O anúncio da reabertura progressiva da França anima o setor do turismo no país mais visitado do mundo.

França se prepara para retomada do turismo
França se prepara para retomada do turismo

Redação Publicado em 05/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h45


O anúncio da reabertura progressiva da França anima o setor do turismo no país mais visitado do mundo.

Na medida em que vacinação contra o coronavírus avança na Europa, hotéis, restaurantes, museus e outras atrações devem voltar a abrir as portas no fim de junho, quando as restrições de horários de deslocamento e funcionamento deverão ser derrubadas.

O plano do presidente Emmanuel Macron prevê quatro etapas, que serão atingidas se os números de contaminações e mortes continuarem a baixar.

última é planejada para 30 de junho, início do verão europeu, com a reabertura quase completa do país – apenas boates e casas de espetáculos permaneceriam fechados.

O calendário e as perspectivas foram comemoradas por Roland Héguy, presidente da maior entidade representante da hotelaria francesa, UMIH. Os restaurantes estão fechados há cinco meses em todo o país e as atrações de lazer, desde novembro.

“Não se reabre um hotel ou um restaurante em um estalar de dedos. Tem todo um setor que é movimentado, fornecedores de bebidas e alimentos”, afirma Héguy.

“Nós trabalhamos junto com o governo para planejar tudo isso, com o Ministério da Saúde, da Economia, o gabinete do primeiro-ministro”, explicou o presidente da patronal. “Haverá um protocolo sanitário reforçado, para receber, num primeiro momento, um limite de 50% da clientela.”

A reabertura dos cafés e restaurantes, em meados de maio, marcará o começo da esperada retomada, argumenta Héguy. “Há claramente uma vontade dos jovens, e nem tão jovens, de voltar a se encontrar para tomar um drink na rua. Dá para sentir isso há bastante tempo”, observa.

Em 2020, o país perdeu € 60 bilhões em receitas do turismo, que representa 7,4% do PIB francês.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias