Diário de São Paulo
Siga-nos

Fórmula E: De Vries é o primeiro pole da temporada; Di Grassi é 19º, e Sette Câmara sai da pista

O holandês Nyck de Vries é o primeiro pole position da temporada 2020/2021 da Fórmula E. Mais rápido nos treinos livres e na primeira etapa da classificação,

Formula E
Formula E

Redação Publicado em 26/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h18


Brasileiro da Audi acaba prejudicado por entrar na pista no primeiro grupo e pegar a pista em piores condições, enquanto mineiro erra freada na sua volta lançada

O holandês Nyck de Vries é o primeiro pole position da temporada 2020/2021 da Fórmula E. Mais rápido nos treinos livres e na primeira etapa da classificação, o holandês da Mercedes cravou 1m08s157 na Super Pole e confirmou sua primeira pole na categoria, para a primeira prova da rodada dupla de Diriyah (Arábia Saudita).

De Vries terminou mais de 0s6 à frente do segundo colocado, o alemão Pascal Wehrlein, e somou quatro pontos extras, um pelo melhor tempo na primeira fase da classificação e três pela pole position.

Nyck de Vries comemora primeira pole na Fórmula E — Foto: Divulgação

Nyck de Vries comemora primeira pole na Fórmula E — Foto: Divulgação

Os brasileiros não tiveram uma boa classificação. Prejudicado por entrar no primeiro grupo da parte inicial da sessão, Lucas di Grassi pegou a pista em piores condições e não conseguiu avançar à Super Pole, ficando em 19º. Já Sérgio Sette Câmara errou uma freada na sua tentativa de volta lançada e não marcou tempo. O mineiro vai largar em 23º e penúltimo lugar.

A corrida será disputada ainda nesta sexta-feira, a partir das 13h45, com transmissão ao vivo do SporTV2. A narração será de Bruno Fonseca, com comentários de Rafael Lopes.

Grupo 1

Os seis primeiros colocados do campeonato do ano passado entraram na pista no grupo inicial. Na primeira de duas voltas lançadas, o campeão Antônio Félix da Costa foi o mais rápido, com 1m16s012, 0s449 à frente de Stoffel Vandoorne, enquanto os demais ficaram um ou mais segundos atrás.

Lucas di Grassi acelera no circuito da Arábia Saudita na Fórmula E — Foto: Divulgação

A segunda série de voltas cronometradas viu uma reviravolta na classificação. Mais lento na primeira tentativa, Oliver Rowland ficou bem posicionado, sem tráfego, e baixou o melhor tempo para 1m09s362, sendo o mais rápido nos três setores da pista. Vandoorne ficou em segundo, 0s766 atrás, e Di Grassi foi o terceiro. Buemi foi o quarto, enquanto os pilotos da Techeetah, Félix da Costa e Vergne, ficaram em quinto e sexto no grupo.

Grupo 2

Com Robin Frijns fora devido a problemas no carro, o segundo grupo entrou na pista, e todos os cinco pilotos aproveitaram as melhores condições da pista para fazerem tempos melhores em relação ao grupo inicial. E quem brilhou foi outro holandês, Nyck de Vries.

Piloto da Mercedes, De Vries fez 1m08s766 e acabou 0s366 à frente de Mitch Evans. Este foi apenas 0s371 mais veloz do que o terceiro colocado Andre Lotterer. Sam Bird e Maximilian Gunther também entraram entre os cinco primeiros, e, naquele momento, o único do Grupo 1 que estava se classificando para a Super Pole era Rowland.

Grupo 3

A pista continuou melhorando, e as primeiras colocações continuaram sofrendo mudanças. Quatro dos pilotos do terceiro grupo entraram entre os seis primeiros, mas o tempo de Nyck de Vries seguia inalcançável até aquele momento.

Do terceiro grupo, o mais rápido foi Edoardo Mortara, que pulou para o segundo lugar geral, a apenas 0s012 da melhor marca até então. Pascal Wehrlein também fez um bom tempo e subiu para terceiro, 0s099 atrás do tempo de Nyck de Vries. René Rast, Alexander Lynn e Mitch Evans fechavam o top 6 após o terceiro grupo.

Grupo 4

Sergio Sette Câmara causou o único incidente da primeira etapa da classificação ao perder a freada no último setor da pista, antes da curva de acesso à linha de chegada. O mineiro não bateu com força suficiente para danificar o carro, mas perdeu a oportunidade de marcar uma volta lançada.

Escapada de Sérgio Sette no Treino Oficial da 1ª etapa Fórmula E

Escapada de Sérgio Sette no Treino Oficial da 1ª etapa Fórmula E

Nico Muller e Nick Cassidy marcaram os melhores tempos do grupo e se classificaram em quinto e sexto lugares no geral, mas ficaram sob investigação por fazerem suas melhores marcas sob bandeira amarela. Os dois acabaram punidos, e ficaram fora da Super Pole.

Classificados para a Super Pole

MITCH EVANS (JAGUAR)
ALEXANDER LYNN (MAHINDRA)
RENE RAST (AUDI)
PASCAL WEHRLEIN (PORSCHE)
EDOARDO MORTARA (VENTURI)
NYCK DE VRIES (MERCEDES)

Super Pole

Evans foi o primeiro a entrar na pista na etapa final da classificação, mas tocou no muro em sua única volta lançada e fez 1m09s706. Logo depois, Lynn fez uma volta melhor e cravou 1m09s345 para assumir a pole provisória. Mas a alegria do inglês durou pouco, e Rast cravou 1m08s869 para lhe tomar a primeira colocação.

Nyck de Vries durante a classificação para a etapa da Arábia Saudita — Foto: Divulgação

Nyck de Vries durante a classificação para a etapa da Arábia Saudita — Foto: Divulgação

Wehrlein foi o quarto a entrar na pista e superou o tempo de Rast em apenas 0s048, com a marca de 1m08s821. O penúltimo a tentar seu tempo na Super Pole foi Mortara, que pulou para terceiro após errar o primeiro setor e ter bom desempenho no restante da volta. Último a buscar seu tempo, De Vries mostrou sua superioridade e confirmou a pole position com boa vantagem sobre os adversários.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias