Diário de São Paulo
Siga-nos

Forever 21 anuncia o fechamento de suas lojas no Brasil e faz queima de estoque

Imagem Forever 21 anuncia o fechamento de suas lojas no Brasil e faz queima de estoque

Redação Publicado em 14/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 15h41


A rede de moda americana Forever 21 anunciou que fechará suas lojas no Brasil na próxima segunda-feira (20). Diante do processo de saída, a companhia também informou que está fazendo uma liquidação de todos os seus produtos pela metade do preço com o intuito de acabar com o estoque.

De acordo com o Estadão, a companhia foi comprada na semana passada pela Authentic Brands Group (ABG), empresa global de desenvolvimento de marcas, com total controle do negócio.

Com a queima de estoque, a Forever 21 espera que todas as suas 15 unidades pelo país não recebam mais peças depois do fim do prazo da liquidação, no próximo domingo (19), quando todas as lojas fecharem definitivamente.

A franquia chegou ao Brasil em 2014 e está encerrando suas atividades em meio a um processo de recuperação judicialnos Estados Unidos, em 2019, que levou a empresa gradualmente à falência.

Com sede em Los Angeles, na Califórnia, a Forever 21 declarou na época que cerca de 350 das lojas da rede, incluindo 178 em território americano seriam fechadas, mas pretendia manter seus negócios na América Latina.

A marca ficou famosa por conquistar o público feminino e jovem com linhas de roupas atraentes. No entanto, acredita-se que o lançamento rápido de peças a baixos preços pode ter sido um dos fatores que prejudicaram o negócio no início. A empresa também se deparou com dificuldades provocadas pelo atraso na atualização de seu modelo de negócios frente às mudanças no padrão de consumo de seu público-alvo, bastante associadas ao avanço do comércio eletrônico.

Com a crescente presença da tecnologia nos hábitos de compra, o número de visitas aos shoppings centers e às lojas físicas caíram expressivamente. Um cenário ganhou maior evidência durante a pandemia de coronavírus. No entanto, a Forever 21 teve uma resposta lenta a esse desafio.

Além desses motivos, a empresa também se envolveu em alguns escândalos que impactaram sua reputação anteriormente. Em 2012, o Ministério do Trabalho dos Estados Unidos alegou ter encontrado oficinas de fornecedores em Los Angeles, sob condições de trabalho análogas à escravidão. A Forever 21 afirmou que não era a favor dessa prática e que tomaria medidas. A empresa também carrega um histórico de mais de 50 processos relacionados à violação de direitos autorais.

Sufocos no Brasil

Por causa da crise financeira de 2021, a Forever 21 passou a enfrentar grandes problemas em suas operações no Brasil.

O principal deles envolve processos judiciais pelo atraso dos aluguéis do espaço ocupados pelas lojas da marca nos principais shoppings de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, muitos deles administrados pela brMalls e Multiplan.

Neste cenário crítico, em janeiro do ano passado, a companhia decidiu fechar 11 lojas.

Compartilhe  

últimas notícias