Diário de São Paulo
Siga-nos

Ford Ka recebe reforços estruturais e nota em teste de colisão sobe de 0 para 3 estrelas

Depois de zerar no ano passado, o Ford Ka mudou e melhorou sua avaliação em testes de colisão feitos pelo Latin NCap, conseguindo 3 estrelas de proteção para

Ford Ka recebe reforços estruturais e nota em teste de colisão sobe de 0 para 3 estrelas
Ford Ka recebe reforços estruturais e nota em teste de colisão sobe de 0 para 3 estrelas

Redação Publicado em 20/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h57


Veículo ganhou melhorias para a proteção dos impactos laterais e elementos de absorção de energia nas portas para a proteção dos adultos, diz entidade independente.

Depois de zerar no ano passado, o Ford Ka mudou e melhorou sua avaliação em testes de colisão feitos pelo Latin NCap, conseguindo 3 estrelas de proteção para adultos. Segundo a entidade, a segurança foi melhorada nos modelos fabricados a partir de 12 de junho deste ano.

De acordo com o Latin NCap, foi melhorado com reforços estruturais para a proteção dos impactos laterais no pilar B e elementos de absorção de energia nas portas para a proteção dos adultos.

Na avaliação de proteção para crianças, o modelo ficou com 4 estrelas. No início do ano, o Onix passou por processo similar, também ganhando melhorias, e fazendo a nota subir 0 para 3 estrelas.

Como é o teste do Latin NCap?

Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.

Esse tipo de teste era opcional até 2015: só era feito se a montadora quisesse. Agora, ele inclui também bonecos “crianças” e seus devidos suportes.

Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.

Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testa o impacto lateral, dando um resultado total de zero.

Mesmo no teste de impacto frontal, o Latin NCap é mais rígido do que a lei dos principais mercados. Ele é feito com o veículo a 64 km/h, enquanto, na Europa, a velocidade é de 56 km/h. Apenas 40% do carro colide com a barreira nesses dois testes. Nos EUA, a colisão é de 100%, a 48 km/h.

Compartilhe  

últimas notícias