Diário de São Paulo
Siga-nos

Fiscalização fecha bares com aglomerações na Zona Sul da capital em 1ª noite de ‘toque de restrição’ em SP

Fiscais da Vigilância Sanitária estadual multaram e fecharam dois estabelecimentos no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo, flagrados com aglomerações de

São Paulo
São Paulo

Redação Publicado em 27/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h58


Dois estabelecimentos no Itaim Bibi foram flagrados com aglomeração por fiscais da Vigilância Sanitária; locais foram esvaziados e fechados pelos fiscais. Restrição de circulação das 23h às 5h em todo estado entrou em vigor nesta sexta-feira (26).

Fiscais da Vigilância Sanitária estadual multaram e fecharam dois estabelecimentos no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo, flagrados com aglomerações de pessoas na noite desta sexta-feira (26), quando passou a valer em São Paulo um “toque de restrição” entre as 23 horas e as 5 horas.

Os estabelecimentos fechados no Itaim Bibi foram o Trabuca Bar JK e o Beco do Espeto. A GloboNews entrou em contato com o Trabuca Bar e aguardava um retorno de ambos até a última atualização desta reportagem.

A GloboNews entrou em contato com um dos sócios do Beco do Espeto. Ele negou que o estabelecimento tenha sido fechado pela Vigilância Sanitária estadual.

De acordo com o proprietário, houve “a visita dos fiscais da vigilância, que nos notificaram por ter uma mesa com mais de 6 pessoas”. “Nossa casa tem alvará para 500 pessoas e tínhamos 145 pessoas na casa, ninguém em pé, todos de máscara e buscando seguir todos os protocolos. Enfim, fomos notificados e orientados pela fiscalização, mas não fomos fechados”.

A restrição de circulação começou valer a partir de sexta todo o estado de São Paulo. A regra permanecerá em vigor até 14 de março.

Principais pontos da nova medida

  • Serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público e supermercados, podem funcionar no horário de restrição.
  • Bares, restaurantes e comércios não podem operar no horário. No entanto, esses estabelecimentos já eram restritos pelo Plano SP e devem fechar às 20h ou às 22h, a depender da região do estado.
  • Escolas públicas e particulares podem funcionar seguindo os protocolos já estabelecidos.
  • Na prática, governo diz que vai endurecer fiscalizações no horário das 23h às 5h.
  • Polícia vai fazer blitzes de orientação à noite, mas não serão aplicadas multas a pessoas que estiverem nas ruas após as 23h.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, entre a noite desta sexta e a madrugada deste sábado (27), dez estabelecimentos foram multados na capital paulista após flagrantes de desrespeito às restrições sanitárias. Todos as autuações se deram após as 23 horas. Ao todo, 32 locais foram inspecionados pela Vigilância Sanitária estadual ao longo da noite.

Horários de funcionamento

A Grande São Paulo, incluindo a capital, entrará na fase laranja nesta segunda-feira (1º). A ideia do governo do estado, ao aumentar a restrição ao funcionamento de atividades como bares, por exemplo, é conter o avanço do novo coronavírus no estado.

Até lá, a região metropolitana seguirá na fase amarela, que só permite o funcionamento de bares até as 20 horas.

Entre 1º de julho de 2020 e 24 de fevereiro deste ano, a Vigilância Sanitária estadual aplicou 3.456 multas por desrespeito às regras sanitárias em todo o estado.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias