Diário de São Paulo
Siga-nos

Fifa divulga candidatos ao Prêmio Puskás sem qualquer gol de brasileiro ou de time do país

Pela segunda vez na história, o Brasil não tem qualquer candidato ao Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada no Fifa The Best. Foram anunciados os 11

Fifa divulga candidatos ao Prêmio Puskás sem qualquer gol de brasileiro ou de time do país
Fifa divulga candidatos ao Prêmio Puskás sem qualquer gol de brasileiro ou de time do país

Redação Publicado em 29/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h04


Pela segunda vez na história, desde 2009, Brasil não tem representantes entre os 11 lances selecionados por júri da Fifa para eleição

Pela segunda vez na história, o Brasil não tem qualquer candidato ao Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada no Fifa The Best. Foram anunciados os 11 finalistas de 2021 nesta segunda-feira sem qualquer jogador ou lance de time do país.

Anteriormente, só em 2017 é que o Brasil não teve qualquer representante entre os candidatos. Desde 2009, o país ganhou duas vezes: com Neymar, em 2011, e Wendell Lira, em 2015. Na mais recente edição do Prêmio Puskás, em 2020, o uruguaio Arrascaeta concorreu pelo gol de bicicleta marcado na vitória do Flamengo sobre o Ceará por 3 a 0, no Campeonato Brasileiro de 2019. Perdeu para o sul-coreano Son, do Tottenham Hotspur.

Arrascaeta concorre ao Prêmio Puskás com gol de bicicleta em 2019

A lista final de candidatos foi elaborada por um painel de especialistas selecionados pela entidade. Agora foi aberta a votação para que um júri internacional eleja o mais bonito, com a escolha também tendo peso dividido entre o grupo de Fifa Legends (ícones do futebol, entre ex-jogadores e técnicos) e os fãs registrados em enquete aberta no site do The Best. O ganhador vai ser conhecido na cerimônia marcada para 17 de janeiro de 2022, em Zurique.

Wendel Lira é assediado após receber prêmio e Neymar elogia gol: “Estilo Karatê Kid”

Há só uma relação do Brasil com os 10 candidatos. Um dos concorrente é de um gol feito na Seleção. É o voleio do colombiano Luis Díaz, do Porto, na vitória de virada do Brasil por 2 a 1, pela quarta rodada do Grupo B da Copa América, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, em 23 de junho passado. O goleiro Weverton, do Palmeiras, não alcançou o chute acrobático.

Luis Díaz faz golaço de voleio em Brasil x Colômbia, em 23 de junho de 2021, na Copa América, no estádio Nilton Santos, o Engenhão — Foto: MAURO PIMENTEL / AFP

Luis Díaz faz golaço de voleio em Brasil x Colômbia, em 23 de junho de 2021, na Copa América, no estádio Nilton Santos, o Engenhão — Foto: MAURO PIMENTEL / AFP

Brasil ganha de virada da Colômbia e garante liderança do grupo

Além dele, a América do Sul tem somente um outro representante. É o argentino Lamela, pelo golaço de letra que fez pelo Tottenham Hotspur na derrota no clássico diante do Arsenaleleito o mais bonito da temporada passada no Campeonato Inglês. Da Europa, aliás, saem metade dos candidatos. São cinco, o mais emblemático deles é do tcheco Schick, pelo chute do meio de campo na vitória sobre a Escócia por 2 a 0, na primeira rodada do Grupo D da Eurocopa – aUefa escolheu outro como o mais belo do torneio, o chute do francês Pogba diante da Suíça.

Aos 6 min do 2º tempo – Patrik Schick faz golaço para a República Tcheca contra a Escócia

Três jogadoras estão entre os 10 concorrentes: a ganense Sandra Owusu-Ansah, a mexicana Daniela Sánchez e a escocesa Caroline Weir.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias