Diário de São Paulo
Siga-nos

FIFA 22 sem rival? e Football se torna serviço e evita embate

FIFA x PES é uma briga eterna que parece ter chegado ao fim. Com uma espécie de cartada final, a Konami revolucionou a franquia para tentar subir de patamar.

FIFA 22 sem rival? e Football se torna serviço e evita embate
FIFA 22 sem rival? e Football se torna serviço e evita embate

Redação Publicado em 14/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h29


Antigo PES abandona nome clássico, deixa de ser apenas um jogo e busca agora público diferente das edições anteriores; já a EA mantém o curso e deve ganhar reforço

FIFA x PES é uma briga eterna que parece ter chegado ao fim. Com uma espécie de cartada final, a Konami revolucionou a franquia para tentar subir de patamar. Agora chamado de eFootball 2022, o antigo Pro Evolution Soccer será gratuito e não se comporta mais apenas como um jogo, mas como um serviço. A mudança brusca da desenvolvedora japonesa pode levar até alguns fãs ferrenhos ao rival da EA Sports, mas a ideia é alcançar uma gama de jogadores (mobile, console e pc) que estavam à margem dos jogos de futebol virtual.

FIFA 22 x eFootball: é o fim da rivalidade? — Foto: Reprodução

FIFA 22 x eFootball: é o fim da rivalidade? — Foto: Reprodução

Depois de anos e anos batalhando com a EA Sports pelo posto de maior jogo de futebol virtual, a Konami resolveu pedir um pause. De olho no mercado dos games, a desenvolvedora apostou neste ano em revolucionar a franquia e tornar o PES um serviço online chamado de eFootball.

É notório o quanto jogos-serviços estão dominando o mercado, ainda mais com o crescimento exponencial dos esports. Alguns exemplos de games grátis que se tornam cada vez mais fortes e populares são League of Legends e Valorant, da Riot Games, Fortnite, da Epic, e Free Fire, da Garena. Assim como estes, o novo eFootball promete focar nos modos de disputa online (competitiva e amistosa), além de ter um passe de batalha e microtransações para sustentar as atualizações constantes.

Um jogo em específico parece ter chamado a atenção da desenvolvedora japonesa: o Fortnite. Produzido pela Epic Games, o battle royale mais popular do mundo pode ser jogado de praticamente qualquer dispositivo e sem limitações para o crossplay. O eFootball 2022 promete ter total crossplay tanto entre os consoles de nova geração, como PS5 e Xbox Series S|X, quanto com a geração anterior, PCs e até celulares.

eFootball: Trailer oficial do sucessor do PES

Apesar dos pontos positivos desta revolução da Konami, uma parte da comunidade de PES não está nada feliz. O gráfico que não empolga e a ausência dos clássicos modos Master Liga e Rumo ao Estrelato podem até empurrar alguns ferrenhos fãs da franquia para o maior rival. A desenvolvedora sabe bem que afastará parte da comunidade, mas ideia da revolução é mais profunda.

O eFootball quer um novo público.
— sobre as mudanças drásticas da Konami

Por ser gratuito e até pela mudança na marca, este pode ser o recomeço da franquia. Formar a partir de 30 de setembro uma nova base de fãs. Nem todos amantes de futebol virtual ou de futebol tradicional. É a chance da Konami atingir tanto a quem deixou de comprar FIFA ou PES há anos “porque era sempre igual” quanto pra quem nunca jogou nenhum dos dois jogos e vai baixar de graça para jogar com um amigo.

Do outro lado do muro, a EA Sports passa de longe de mudar a estratégia. Assim como os antecessores, o FIFA 22 será pago (e caro no Brasil). Com um trabalho impecável de marketing, como é usual, e com a força cada vez maior do Ultimate Team a desenvolvedora não tem com o que se preocupar.

Reforços do PSG no FIFA 22 — Foto: Divulgação

Reforços do PSG no FIFA 22 — Foto: Divulgação

Além de liderar o mercado há anos no futebol virtual, a franquia FIFA hoje não tem mais um rival direto. Talvez até perca uma parcela de jogadores que prefiram jogar gratuitamente o eFootbal e não gastar com o 22, mas certamente ganhará em troca os fãs da Master Liga e Rumo ao Estrelato que serão apresentados ao modo carreira (manager e jogador).

Para fugir da acusação de “mais do mesmo”, a EA foi modesta mas certeira. Mudanças pertinentes podem dar um novo gás ao já carro-chefe da empresa, o Ultimate Team. No “FIFA Street” da nova geração, o VOLTA, será lançado o modo Arcade. A novidade abraça a galhofa e tem grandes chances de ser um sucesso, principalmente em amistosos para passar o tempo.

FIFA 22 apresenta o novo modo disco lava

A partir de agora, a franquia FIFA passa a ocupar solitária o posto de maior jogo de futebol virtual. Enquanto o eFootball 2022 dá os primeiros passos em busca do lugar de maior serviço de futebol virtual. Embora haja a promessa da chegada de dois novos títulos de simulador para o futuro, ainda não se sabe muito sobre o Goals ou sobre o UFL.

Com estratégias, foco e agora públicos completamente diferentes, os antigos rivais serão lançados quase juntos. Enquanto o FIFA 22 chega em 27 de setembro para a versão Ultimate e em 1 de outubro para todas as outras, o eFootball 2022 será lançado em 30 de setembro. Ambos saem para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC, o jogo da EA ainda aparece no Google Stadia.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias