Diário de São Paulo
Siga-nos

FIFA 22 é “novo ponto de partida” da franquia, diz produtor

"Inovação". Esta pode ser a palavra que resume o desenvolvimento do FIFA 22 pela EA Sports. Com a chegada do Hypermotion e do uso de Machine Learning, o jogo

FIFA
FIFA

Redação Publicado em 21/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h30


“Inovação”. Esta pode ser a palavra que resume o desenvolvimento do FIFA 22 pela EA Sports. Com a chegada do Hypermotion e do uso de Machine Learning, o jogo pode dar um salto na busca pela imersão e realismo dentro de um videogame. Sam Rivera, produtor responsável pela área de jogabilidade, detalhou em entrevista exclusiva ao ge todas as novidades e mudanças do próximo título da franquia.

É melhor pensar o FIFA 22 e Hypermotion como um novo ponto de partida
— diz Sam Rivera

Entenda o Hypermotion

Hypermotion é a principal aposta da EA Sports para a temporada 2021-22. Com a novidade no desenvolvimento, a promessa da produtora é evoluir não só a gameplay, mas também animações, movimentação tática dentro de campo e até a física da bola e contatos em algo mais próximo da realidade. Sam Rivera explica que a intenção é inovar e expandir a imersão em torno do FIFA 22.

– (A maior mudança em relação ao FIFA 21 é) a inovação que Hypermotion traz por todo o campo. Basicamente estamos trazendo o futebol real para dentro do FIFA através de duas tecnologias: Machine Learning e captura de movimento avançada de 11 contra 11 – explica o produtor.

Alexander-Arnold e os movimentos capturados com Hypermotion no FIFA 22 — Foto: Divulgação

Alexander-Arnold e os movimentos capturados com Hypermotion no FIFA 22 — Foto: Divulgação

Ao contrário do que foi feito nas últimas edições, a captura de movimento não foi realizada em estúdio e com no máximo três atletas. Para o FIFA 22, a EA colocou dois times de 11 jogadores com uma roupa especial para que depois fosse feita a análise de todos os dados da partida. Entra, então, o Machine Learning.

A nova técnica utilizada pela EA para mapear a parte tática e criar novas animações mais realista já é bem difundida no mundo da tecnologia da informação. De acordo com o site SAS, Machine Learning (ML) consiste em um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Este é uma ramificação da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

– Trouxemos muitos conceitos e muita autenticidade do futebol real para dentro do FIFA. Criamos muita coisa legal em todos os lugares e nisso incluo animações em diferentes áreas do jogo: passes, finalizações, dribles e desarmes – completa Sam Rivera.

Sam Rivera é produtor da EA Sports especializado na jogabilidade do FIFA — Foto: Reprodução

Sam Rivera é produtor da EA Sports especializado na jogabilidade do FIFA — Foto: Reprodução

Só para nova geração?

Presente apenas nos consoles de nova geração, o Hypermotion promete usar o poder do PlayStation 5 e dos Xbox Series S | X para avançar alguns níveis no realismo da jogabilidade do FIFA 22. Surge então um questionamento. Como ficam as versões dos consoles da geração anterior e do PC? O produtor explicou ao ge.

– As mudanças causadas pelo Hypermotion, que são seis principais, estão disponíveis apenas para a nova geração de consoles. Entretanto, existem várias outras novidades que vem de feedback e têm muitas mudanças também para a Gen 4 (Xbox One e PS4). Um exemplo é a reformulação no goleiro com novas animações. Outra é a física realista da bola – detalha Sam Rivera.

Son comemora gol no FIFA 22 — Foto: Divulgação

Son comemora gol no FIFA 22 — Foto: Divulgação

Solução para as reclamações

Uma das maiores reclamações da comunidade em relação ao FIFA 21 era a tática da inteligência artificial (IA), seja com pouca movimentação no ataque ou buracos na defesa. Com o uso de Machine Learning e a captura de uma partida real entre jogadores de verdade, a expectativa é que esse problema seja resolvido no FIFA 22.

– É mais autêntico. É baseado na vida real. A gente precisa começar a jogar para pegar feedback e aí precisamos começar a balancear algumas coisas. Porque a IA teve muitas mudanças, defensiva de bloqueios e botes, e ofensiva. […] Em geral, é uma nova experiência. Porque com Hypermotion você vai ter que jogar para reaprender o FIFA – conta.

Alexander-Arnold comemora com Thiago e Fabinho no FIFA 22 — Foto: Divulgação

Alexander-Arnold comemora com Thiago e Fabinho no FIFA 22 — Foto: Divulgação

Outro problema que é apontado pela comunidade há alguns anos é o abuso da velocidade (ou pace abusing) principalmente no Ultimate Team. Jogadores indispensáveis de clubes da elite europeia, como Toni Kroos e Casemiro, do Real Madrid, Thiago, do Liverpool, e Busquets, do Barcelona, são rechaçados do modo por causa da falta de velocidade.

– A maneira que o posicionamento funciona no FIFA 22 é bem diferente. Os jogadores se comportam e se movem mais inteligentemente. Isso cria diferentes tipos de espaços, então eu não diria que a velocidade é o principal caminho para tirar vantagem desses espaços. Às vezes é melhor trabalhar a bola para girar a jogada, em outra será melhor cruzar ou lançar, tem muita variedade – finaliza.

Com Kylian Mbappé na capa, o FIFA 22 chega em 1º de outubro, com versões para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X | S, PC e Google Stadia. Também haverá uma Legacy Edition para Nintendo Switch.

Mbappé na capa do FIFA — Foto: EA Sports

Mbappé na capa do FIFA — Foto: EA Sports

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias