Diário de São Paulo
Siga-nos

FIFA 21 com Brasileirão? Grupos criam mods estilo Bomba Patch

Desde o FIFA 16, o fã da franquia não sabe o que é jogar nos consoles com os jogadores do campeonato brasileiro. Tudo isso por causa da briga pelos direitos

FIFA 21
FIFA 21

Redação Publicado em 01/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h14


Desde o FIFA 16, o fã da franquia não sabe o que é jogar nos consoles com os jogadores do campeonato brasileiro. Tudo isso por causa da briga pelos direitos de imagem que já rendeu muitos processos para a EA Sports. Este entrave legal que fez a desenvolvedora colocar apenas os uniformes e escudos com nomes genérico abriu caminho para uma solução com jeitinho brasileiro. Os grupos FIFAMANIA News (FMN) e Brazuka criaram mods no maior estilo Bomba Patch para saciar essa vontade do torcedor jogar com o time do coração.

presentam faces reais de milhares de jogadores do futebol brasileiro. Os mods também possuem minifaces (as fotos ao lado do nome) de praticamente todos os atletas das Séries A, B, C e D. Além de algumas particularidades de cada grupo, como craques do passado e até o Brasileirão Sub-20.

O início

Pioneiro na produção de patches na franquia FIFA, Gustavo Rissi explica que tudo começou com a formação de um grupo de jovens fãs do jogo que não aceitavam ficar sem a autenticidade do Brasileirão em 2004. Primeiro, as edições eram manuais e recreativas, depois virou coisa séria.

— O FIFAMANIA era um grupo de “jovens” inconformados com a falta de autenticidade do FIFA que resolveram começar a editar manualmente para uso recreativo mesmo.

No boca a boca, as edições começaram a fugir do grupo de amigos e atingir fãs que eles nem esperavam. Formado em marketing, Gustavo deu o pontapé inicial para a comunidade FIFAMANIA News, que se tornaria a maior do Brasil com mais de 370 mil seguidores nas redes sociais. O site foi uma maneira de se conectar com outros jogadores de FIFA e divulgar cada vez o mod.

Ao contrário do rival, o Brazuka é um patch com pouco mais de um ano. Criado por Ríguel “pee”, de 17 anos, natural de Guarapari, no Espírito Santo, com a ajuda dos amigos Anthony e Vitor, o mod foi começou da mesma forma que o FMN, impulsionado pela insatisfação de não ter o Brasileirão licenciado no jogo favorito.

— Virou um trabalho e tudo se intensificou em 2021, quando o patch “explodiu” por causa dos vídeos do MuuhPro e das lives do Casimiro — explica pee.

Os streamers e criadores de conteúdo em geral foram parte importante desse processo de divulgação dos dois patches. Enquanto o Brazuka teve o apoio de Casimiro Miguel, Muryllo “MuuhPro” e Allan “Estagiário”, o FIFAMANIA News contou com Drico Gamer, Duzão, cantor do grupo Menos é Mais, e Samuel “Milionário do UT”.

100% atualizados

É impossível falar de modificações em jogos de futebol no Brasil sem citar o clássico Bomba Patch. Tanto Gustavo como pee não negam a inspiração no jogo que virou moda no início dos anos 2000. Além disso, mantém a tradição histórico de ser 100% atualizado com patches constantes para deixar os elencos e uniformes sempre conforme a realidade.

— Sem dúvida (há inspiração no Bomba). E essa é nossa grande decepção, pois os no PES é possível colocar Option Files nos consoles, para FIFA os mods são apenas para PC — diz Gustavo, do FMN.

— Com certeza (me inspirei), principalmente no âmbito da zoeira (risos). Posso dar o exemplo do próprio Cartolouco, que sequer jogou mas continua no patch, porque é um cara que a galera gosta de contratar e jogar. E essa parte de não se esquecer que é um jogo, para rir e se divertir vem muito do Bomba Patch — explica pee.

Uma das características do Bomba Patch foi trazida para os dias atuais pelos grupos de patch do FIFA. Cada um tem uma equipe de facemakers, que desenham e transportam para o jogo as faces reais de alguns jogadores do futebol brasileiro. O processo é trabalhoso, nem sempre alcança o resultado ideal mas ajuda a manter a imersão, no geral. Veja alguns exemplos:

  • Romário na Copa de 94 presente no patch FMN
Romário na Copa de 94 presente no patch FMN — Foto: Reprodução

Romário na Copa de 94 presente no patch FMN — Foto: Reprodução

  • Zico no FIFAMANIA News:
Zico no patch FIFAMANIA News — Foto: Reprodução

Zico no patch FIFAMANIA News — Foto: Reprodução

  • Vampeta, Sócrates e Rivellino no time de lendas do Corinthians no patch do FMN
Vampeta, Sócrates e Rivellino no time de ídolos do Corinthians no FIFAMANIA News — Foto: Reprodução

Vampeta, Sócrates e Rivellino no time de ídolos do Corinthians no FIFAMANIA News — Foto: Reprodução

  • Marinho, do Santos, no patch do FMN:
Marinho, do Santos, com face feita para o patch do FIFAMANIA News — Foto: Reprodução

Marinho, do Santos, com face feita para o patch do FIFAMANIA News — Foto: Reprodução

  • Gabigol e Bruno Henrique no patch Brazuka:
Bruno Henrique e Gabigol no patch Brazuka — Foto: Reprodução

Bruno Henrique e Gabigol no patch Brazuka — Foto: Reprodução

  • Fred, do Fluminense, no Brazuka:
Fred no patch Brazuka — Foto: Reprodução

Fred no patch Brazuka — Foto: Reprodução

Em nome da diversão

Se a EA abandonou o projeto de ter nomes e faces reais de times brasileiros, como dois grupos independentes conseguem? Para a Eletronic Arts os processos têm de passar por muitas etapas de burocracia pelo tamanho da empresa. Já no caso dos desenvolvedores independentes, a preocupação com isso não é tão grande, apesar de existir. Gustavo Rissi, do FIFAMANIA News, explica ao ge com detalhes e até faz piada sobre o medo de ser processado:

— Como o uso é doméstico e não há um “processo comercial” direto acho muito improvável, mesmo porque eles processariam um grupo de jovens nerds que fazem uma “brincadeira” para ter imersão no jogo. Se me processar, vai ficar com um PC zuado e duas camisas de time — brinca.

Já pee, criador do Brazuka, conta que teme um dia receber uma notificação judicial relacionada ao patch. Mas o capixaba conta com o apoio que tem até de jogadores profissionais para manter o novo trabalho.

— Olha, dizer que não tenho nenhum medo disso estaria mentindo, mas acredito que a grande maioria dos jogadores curte jogar com eles mesmos no patch. Posso até dar exemplo do Jadsom, do RB Bragantino, que mandou as fotos pra fazer a própria face no game em 3D escaneada. Então acho bem difícil, mas de maneira nenhuma acho impossível — revela pee, que já recebeu mensagem até de clubes que desejavam estar no game, como a Portuguesa Santista.

Um dos trunfos de ambos os grupos é sempre incentivar primeiro a compra de uma cópia original do FIFA para que seja instalado o patch. Esse, inclusive, pode ser um dos motivos que fazem com que a EA não interfira no negócio.

Atualizados constantemente, os patches são vendidos com preços a partir de R$ 30 nos sites oficiais, tanto do FIFAMANIA News quanto do Brazuka.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias