Diário de São Paulo
Siga-nos

FIFA 21: carta de Santiago García sofre inflação de mais de 1.000% após ser retirada do jogo

Após quase duas semanas desde a morte do atacante uruguaio Santiago García, também conhecido como Morro García, a EA Sports removeu o jogador do FIFA 21 na

FIFA
FIFA

Redação Publicado em 19/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h02


Jogadores tentam lucrar com card do atacante uruguaio, encontrado morto há quase duas semanas

Após quase duas semanas desde a morte do atacante uruguaio Santiago García, também conhecido como Morro García, a EA Sports removeu o jogador do FIFA 21 na noite desta quinta-feira e gerou um processo inflacionário modo Ultimate Team. Depois da retirada do centroavante dos pacotes, jogadores elevaram exorbitantemente o preço cobrado pelo camisa 18, assim como aconteceu com Maradona na ocasião de sua morte. Os valores pedidos atingiram mais de 1.000% em comparação com as negociações dos dias anteriores.

No ápice do acontecimento, a carta de Santiago García, com 76 de overall e disponível no mercado, chegou a ser comercializada no PC por 10 mil moedas, preço máximo do card. A título de comparação, no dia anterior ao anúncio da EA Sports, o card estava sendo negociado por um preço de 630 moedas na média feita em conjunto no Xbox e no PC. Logo, chamou a atenção da comunidade, que não perdoou.

– A comunidade do FIFA é absolutamente nojenta, Santiago García cometeu suicídio por causa da depressão e a comunidade do FIFA investiu em seu cartão para obter lucro

– A comunidade do FIFA é uma das piores, senão a pior e a mais desonesta comunidade de jogos que já existiram. Imagine colocar a carta de Santiago García ao preço máximo após seu suicídio

– Após duas semanas, a EA finalmente retirou os itens de Santiago García dos pacotes (como ela faz em todos esses casos). Como resultado, a carta passou de 850 moedas para quase 8.000. Tem gente que lucra com isso e parece normal

EA Sports anuncia remoção de Santiago García do FIFA 21 — Foto: Reprodução/FIFA 21

EA Sports anuncia remoção de Santiago García do FIFA 21 — Foto: Reprodução/FIFA 21

Santiago García foi encontrado morto na manhã do dia 6 de fevereiro e estava afastado e fora dos planos do Godoy Cruz, clube que defendia desde 2016 e era o maior artilheiro do time no Campeonato Argentino, com 50 gols em 118 partidas, e segundo na estatística histórica da equipe. No Brasil, o jogador teve uma breve passagem pelo Athletico-PR, em 2011.

Histórico de inflação

Inflação de preços em fatalidades desse tipo não é novidade no FIFA. Embora a EA Sports havia mudado de estratégia desde o desaparecimento (e morte confirmada) de Emiliano Sala, ocorrido no início de 2019, a produtora optou pelo polêmico método de remover a carta dos pacotes do Ultimate Team, mas mantê-la dentro do elenco de jogadores que a tinham, elevando diretamente o preço de negociação.

Os casos mais recentes de inflação nos valores de cartas no mercado dentro do modo Ultimate Team envolveram a morte de Diego Maradona, em que o aumento promovido pelos jogadores ocorreu justamente após a notícia do falecimento do maior ídolo do futebol da Argentina ser veiculado pela imprensa argentina. Além disso, depois da ocorrência de racismo na Liga dos Campeões, a carta de Demba Ba, do Istanbul Basaksehir, também sofreu um aumento de preço elevado no mercado.

Por incrível que pareça, esse fenômeno tampouco é exclusivo do FIFA. Vale lembrar que jogadores também elevaram demais os preços de cartas de Kobe Bryant no NBA2K20, simulador de basquete da 2K Games, quando o astro do basquete morreu no início de 2020.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias