Diário de São Paulo
Siga-nos

Festival Mimo estreia no Rio edição gratuita para crianças

O Festival Mimo Para Crianças realiza sua primeira edição no Rio de Janeiro nos dias 15 e 16 deste mês, apresentando cerca de 50 atividades gratuitas em

Festival Mimo estreia no Rio edição gratuita para crianças
Festival Mimo estreia no Rio edição gratuita para crianças

Redação Publicado em 11/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h33


Será nos dias 15 e 16 deste mês

O Festival Mimo Para Crianças realiza sua primeira edição no Rio de Janeiro nos dias 15 e 16 deste mês, apresentando cerca de 50 atividades gratuitas em diversos pontos da capital fluminense. Depois de estar presente em outras cidades brasileiras e em Portugal, com mais de 500 concertos em 15 anos de atividades, o Mimo Festival ganha uma versão infantil inédita no Rio, com patrocínio da Petrobras.Festival Mimo estreia no Rio edição gratuita para criançasFestival Mimo estreia no Rio edição gratuita para crianças

A idealizadora e diretora do Mimo para Crianças, Lu Araújo, destacou que o evento mantém o desenho do festival original, com atrações de qualidade artística oferecidas gratuitamente ao público infantil. As atividades ocorrem em nove espaços culturais da cidade, nas zonas sul, norte, oeste e centro do município. A programação completa pode ser vista na página do evento.

Controle

Lu Araújo disse ainda que a organização do festival está atenta ao aumento de casos de covid-19 e da variante Ômicron na cidade e adota todas as orientações dos órgãos responsáveis. Acrescentou  que, neste momento, tudo está sendo acompanhado pelo médico e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), Fernando Bozza.

“Com as orientações do cientista, todas as atividades passaram a ser realizadas em espaços em que tenhamos controle de público. As atividades previstas para o Parque Madureira, por exemplo, serão na Arena Fernando Torres, com esse objetivo”. O festival será apresentado em equipamentos públicos do município, “espaços que trabalham orientados pelas medidas de proteção à vida, relativas ao combate à covid-19”.

A eventual continuidade das chuvas é outra preocupação da organização do evento. A diretora do festival observou que a previsão do tempo é sempre um ponto de atenção em eventos ao ar livre. “Cada caso será avaliado individualmente, se for necessário”, no caso de chuvas continuarem ocorrendo.

Artes variadas

As atrações para o público infantil e suas famílias envolvem música, teatro, circo, artes, sustentabilidade e literatura, apresentadas em shows, espetáculos, oficinas, jogos e brincadeiras. O principal objetivo da programação é estimular o território sensorial e a capacidade criadora das crianças. Lu Araújo disse que questões abordadas pelo festival para o público adulto estarão presentes nessa primeira versão infantil. Citou, entre elas, “a cultura negra, a identidade de gênero, a aceitação dos nossos corpos e a sustentabilidade, que precisa ser cada vez mais incentivada”.

O cantor Zeca Baleiro, por exemplo, vai se apresentar com o showZoró Zureta, na Areninha Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira, enquanto o grupo Farra dos Brinquedos levará o espetáculo Tudo quanto é coisa para o Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Ialodê Charmite vai abordar a cultura afro-brasileira com contação de histórias. Wilson Jequitibá tratará do tema da preservação ambiental e sustentabilidade. Os Tapetes Contadores de História vão narrar contos populares e autorais de diversas origens.

Cada espaço tem lotação diferente. Lu Araújo afirmou que durante os mais de 15 anos de festival, o público do Mimo foi construindo suas famílias. !E esse braço inédito foi criado para eles poderem curtir juntos, com uma programação plural e de qualidade”.

O Mimo para Crianças vai ocupar também o Museu Histórico da Cidade, na Gávea; a Arena Carioca Abelardo Barbosa,em Pedra de Guaratiba; a Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo; o Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca; a Biblioteca Euclides da Cunha, na Ilha do Governador; o Buraco do Padre, no Engenho Novo; e o Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca.

O Mimo para Crianças é promovido pelo Ministério do Turismo, prefeitura carioca e Petrobras. Conta ainda com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).

.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias