Diário de São Paulo
Siga-nos

Festa em SP pode ter espalhado novo coronavírus em família e matado três pessoas

Uma festa de aniversário realizada em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, pode ter sido foco de propagação do novo coronavírus (Sars-Cov-19) entre

Festa em SP pode ter espalhado novo coronavírus em família e matado três pessoas
Festa em SP pode ter espalhado novo coronavírus em família e matado três pessoas

Redação Publicado em 08/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h18


Festa de aniversário realizada no dia 13 de março deixou pelo menos 14 pessoas com sintomas da Covid-19 na cidade de Itapecerica da Serra

Uma festa de aniversário realizada em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, pode ter sido foco de propagação do novo coronavírus (Sars-Cov-19) entre membros da mesma família no dia 13 de março e matado três pessoas com a Covid-19.

Familiares que estavam no local na data seguem em isolamento. Dos 28 convidados do evento, 14 tiveram sintomas de Covid-19. Entre os casos, três irmãos, com mais de 60 anos, tiveram complicações graves e morreram cerca de duas semanas depois.

Um dia antes da festa, a responsável pelo evento, uma servidora pública, havia completado 59 anos. O avanço do coronavírus quase fez a família desistir da reunião. “Ficamos em dúvida, mas decidimos fazer, porque não eram tantos casos no país”, contou a aniversariante à BBC News Brasil.

No dia 13 de março, o isolamento social ainda era pequeno. Dias depois, os estados adotaram medidas mais rigorosas. A festa da servidora, um churrasco realizado no quintal de sua casa, teve 28 convidados. Entre as pessoas que foram ao evento estavam os irmãos do marido dela, o servidor público Paulo Vieira, de 61 anos, uma das três vítimas fatais da família.

Nos dias seguintes ao evento, os parentes começaram a apresentar sintomas como tosse, febre, dificuldades para respirar ou diarreia. A estimativa da família é de que metade dos convidados teve algum problema de saúde após a festa.

Pouco mais de duas semanas após o aniversário, a alegria deu lugar ao luto. Na semana passada, três irmãos da mesma família morreram com suspeita do novo coronavírus. Os exames ainda não ficaram prontos e não têm previsão para que sejam concluídos, em razão da demanda em todo o país.

“Os médicos que os acompanharam disseram ter 99% de certeza de que era Covid-19, pelo quadro clínico deles e pela forma como se deu toda a situação”, disse a servidora, que, assim como o único filho, também apresentou sintomas para o vírus, mas se recuperou.

Dois dias depois da festa, Maria Salete, aposentada de 60 anos, começou a passar mal, com diarreia. Diabética e hipertensa, a situação dela piorou com o passar dos dias. Depois dela, diversos parentes também relataram problemas de saúde. Nem todos necessitaram de ajuda médica.

A internação de Salete numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) logo acendeu o alerta na família. Horas mais tarde, seu irmão Clóvis, mecânico de 62 anos, foi levado para um hospital público em Itapecerica, internado e entubado. A tomografia dos pulmões, assim como a de Salete, apontou para uma situação semelhante à causada pela Covid-19.

No dia seguinte, Paulo também foi ao hospital. Com histórico de atleta, ele era considerado o mais saudável entre os irmãos. Tinha hipertensão controlada. Na manhã da última quarta-feira, Salete teve parada cardiorrespiratória. Não resistiu. No dia seguinte, Clóvis morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Na sexta-feira, dia 3, Paulo também morreu.

iG

Compartilhe  

últimas notícias